Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 12/11/2019

Dia dos Supermercados: saiba como fazer compras saudáveis

Quem aí gosta de fazer compras e fica sempre de olho nas promoções de mercado? Neste dia 12 de novembro, para quem não sabe, comemoramos o Dia dos Supermercados – data perfeita para quem gosta de olhar as diferentes seções e prateleiras de alimentos. Para passar esse dia da melhor forma, nós separamos dicas de como fazer compras saudáveis e mais sustentáveis. Dá uma olhada!

Foque nos alimentos naturais da estação

Uma boa dica para economizar, ter um estilo de vida mais sustentável e saudável é dar preferência aos alimentos da estação. Isto é, na hora de fazer as compras, tente comprar mais as frutas, legumes e verduras que estão em alta no período. Por conta da grande oferta, elas costumam estar mais baratas, fora que é a melhor forma de usufruir de alimentos que não estão disponíveis em outras épocas do ano. Fica a dica!

Procure versões mais saudáveis de biscoitos, pães, iogurtes e frios

Lembre-se de que você não precisa abrir mão de nenhum alimento, ok? Mas, se você quer manter uma dieta mais saudável, a nossa sugestão é recorrer a versões integrais, lights e mais nutritivas dos diferentes alimentos. Em vez de comprar biscoitos recheados, por exemplo, opte pelas versões integrais (existem cookies de cacau e outros sabores que são muito saborosos e podem estar presentes na sua lista do mês).

Na hora de comprar os frios, outra dica interessante é tentar focar naqueles menos gordurosos e mais nutritivos: queijos brancos, menos embutidos, requeijão light, iogurtes naturais e por aí vai. Quanto aos pães, existem versões integrais e multigrãos que são bem mais nutritivos, têm um teor maior de fibras e são ótimos para quem faz dieta. Dando preferência a esses alimentos, pode apostar que as compras do mês serão muito mais saudáveis!

Que tal analisar os rótulos dos alimentos?

Se você não costuma ler o rótulo dos alimentos, a nossa sugestão é adotar esse hábito para a vida! Verifique o valor energético (isto é, a quantidade de calorias), a porcentagem de fibras, minerais, carboidratos, se tem (ou não) açúcar e também a quantidade de gorduras saturadas (que deve ser moderada). Uma vez que você aprende a ler e analisar os rótulos fica muito mais fácil fazer compras saudáveis. A boa notícia é que, com o tempo, você já decora quais são os melhores alimentos e nem precisa mais verificar as informações nutricionais antes de comprar.

Já ouviu falar nos alimentos orgânicos?

Outra dica interessante para quem quer ter um estilo de vida mais saudável é investir nos produtos orgânicos (que são livres de agrotóxicos). E se engana quem pensa que é difícil encontrar alimentos desse tipo por aí! Os supermercados do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, fornecem um acervo muito grande de orgânicos: frutas, legumes, verduras, cereais, sucos, queijos, ovos e muitos outros que têm uma produção mais sustentável, livre de inseticidas. A nossa sugestão é aproveitar este Dia dos Supermercados para iniciar uma rotina de alimentação mais saudável. Que tal?