Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia dos pais: 10 receitas práticas e saudáveis para o seu almoço em família
Guia Culinário 11/08/2017

Dia dos pais: 10 receitas práticas e saudáveis para o seu almoço em família

“Gravata, de novo?!”. Nunca que os nossos pais falariam isso ao receber um presente, mas, cabe a nós, filhos e filhas, proporcionarmos outros momentos diferentes para celebrar o dia dos pais, não acha? Por isso, ao invés de ir ao shopping center para comprar as mesmas coisas de sempre, que tal correr para cozinha, usar da criatividade culinária, e oferecer um almoço ou jantar inesquecível a toda a sua família? Veja aqui, dentre as nossas sugestões de receitas semanais, algumas opções que selecionamos para você preparar pratos deliciosos e saudáveis para deixar a data ainda mais prazerosa de passar.

O melhor de tudo nessas sugestões é que nós não precisamos ser grandes “chefs” da gastronomia para preparar esses deliciosos pratos. Apesar de terem apresentações coloridas e sofisticadas, as receitas são consideradas simples e práticas de fazer, não tomando muito tempo na cozinha. Veja um menu completo com entradas, pratos principais e, claro, sobremesas para fechar em grand finale!

Abaixo, acesse o link de cada receita e saiba tudo sobre o prato, ingredientes, benefícios e quadro nutricional, além das orientações e modo de preparo.

Pratos principais: Receitas com muito sabor e poucas calorias

01 – Lasanha integral de frango com brócolis e palmito: Uma bela lasanha de domingo também pode ser saudável. Com adaptações de ingredientes, utilizando produtos integrais, com menos calorias, essa tradicional massa entra tranquilamente no “menu fitness” para dietas do dia a dia. Nessa receita, a carne de frango traz nutrientes generosos para a saúde do coração e fortalecer as funções cerebrais de memória, raciocínio e concentração.

02 – Bacalhau com crosta de castanha do Pará e legumes orgânicos: Um dos peixes mais saborosos e usados na culinária brasileira, o bacalhau é sinônimo de momentos especiais e reuniões em família. Rica fonte de ômega-3, o ingrediente ajuda a saúde do coração e principais funções cognitivas. Aqui, nesta receita, ele ainda ganha um toque crocante com a crosta de castanha do Pará, uma das oleaginosas mais poderosas para a saúde.

03 – Medalhões ao curry: Usando o saboroso filé de terneiro, uma das carnes vermelhas mais macias e saudáveis, esses medalhões são ideais para quem ama combinar ingredientes com boas especiarias. No prato, utiliza-se o molho curry, uma mistura de temperos incríveis e nutritivos para saúde, tais como açafrão, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.

04 – Braseado de carne de terneiro com legumes orgânicos: Se o sei pai ama um churrasquinho no final de semana, esse prato faz lembrar e muito o sabor da carne na churrasqueia. Acompanhado com legumes orgânicos, esse prato é um “boom” de nutrientes importantes, principalmente proteínas, vitaminas e minerais.

05 – Abobrinha recheada com carne e molho de tomate orgânico: Para servir de entrada e deixar o nosso cardápio completo, essa receita consegue agradar o paladar e, da mesma forma, nutrir o organismo. A abobrinha é um legume poderoso, com poucas calorias e que possui grandes quantidades de vitaminas do complexo B, fundamentais para o funcionamento dos sistemas imunológico, neurológico e circulatório.

Seu pai é vegano ou vegetariano? Vejas opções de receitas sem carne

06 – Risoto orgânico de quinua, abóbora e palmito: Para uma dieta voltada apenas aos ingredientes naturais, esse risoto é um verdadeiro aliado para a saúde. Além disso, apesar de não conter carne na composição, o prato é uma rica fonte de proteínas, pois a quinua é um grão que possui grandes quantidades dessa substância.

07 – Tartar de legumes: O tradicional prato, oriundo da culinária francesa, pode ser feito das mais diversas formas, inclusive sem carnes. Por isso, aqui, ele é servido apenas com legumes – abobrinha, cenoura e berinjela – que combinam perfeitamente, tanto em relação ao sabor, como em nutrientes para a saúde.

3 Sobremesas sem glúten, lactose, zero açúcar e com poucas calorias

08 – Maçã assada e recheada com iogurte grego e castanha do Pará: Só de olhar já dá água na boca, não é mesmo? Essa maravilha da sobremesa fit é, além de deliciosa, muito saudável para a nossa dieta. Fácil de preparar, o doce também é sem glúten, lactose e com poucas calorias.

09 – Bolo de pote com creme de chocolate e frutas vermelhas: Se você ler apenas o nome da receita, com certeza vai pensar que é mais uma sobremesa carregada de açúcar e calorias. Contudo, nesse caso, todos os ingredientes são adaptáveis para dietas de emagrecimento.

10 – Brownie de abóbora com cacau:
A abóbora é dos poucos vegetais usados em receitas doces, por isso, aproveitamos os seus incríveis benefícios para a saúde para combinarmos ao cacau e fazer um delicioso brownie. Além de sobremesas, essa receita também pode fazer parte de um ótimo lanchinho da tarde, acompanhando um chá de ervas ou um café bem quentinho.