Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia do nutricionista: Por que procurar esse profissional para sua alimentação?
Guia Culinário 31/08/2015

Dia do nutricionista: Por que procurar esse profissional para sua alimentação?

Agosto é o mês dos nutricionistas e (por isso) também da conscientização alimentar. Justamente em seu último dia, 31/08, é celebrada a importância desse profissional em nossa vida, principalmente em relação aos cuidados com a saúde. Para comemorar a data, nada melhor que aprender sobre as principais razões de consultar um especialista do assunto para nos orientar novos hábitos e, até mesmo, reeducar a alimentação, se for preciso.

Com toda a gama de informações disponíveis sobre diversos assuntos, aplicativos e sites destinados à saúde e alimentação, qualquer um pode ler e descobrir diferentes conteúdos sobre o tema. Contudo, muitas vezes essas descobertas não são tão corretas assim. Por causa disso, quando o assunto é nutrição, devemos tomar alguns cuidados. As informações, se não vierem de fontes seguras, podem causar mais danos do que benefícios ao corpo.

“O nutricionista é o profissional adequado para ajudar as pessoas a terem uma alimentação saudável em todas as fases da vida, desde a gestação, amamentação, na infância, adolescência, fase adulta e na terceira idade” comentou a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila. “O especialista em nutrição também pode ajudar pessoas em situações especiais como quem pratica atividades físicas, quem é vegetariano, quem tem intolerância a algum alimento ou substância, como o glúten e a lactose, e muitos outros”, destacou a profissional.

Ciência a serviço da nutrição

“O importante, independente do ser humano que o nutricionista atenda, é saber harmonizar todos os conhecimentos da ciência da nutrição com uma alimentação saudável, gostosa, colorida, palatável, que remeta às lembranças prazerosas da infância, mas que seja também atualizada” continuou Adriana. É por isso que é tão importante consultar um nutricionista, que será o tradutor da nutrição em uma alimentação mais adequada.

Uma alimentação adequada, principalmente quando está aliada com a prática de atividades físicas regulares, ajuda muito mais do que a saúde dos órgãos vitais. O corpo fica mais ativo, a sensação de estresse diminui – algo que, nos dias de hoje, é muito importante – e você fica com uma sensação de bem-estar por muito mais tempo. Por isso, consultar um profissional é essencial para chegar ao objetivo final: um estilo de vida mais saudável!