Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia do lixo pode ser benéfico? As vantagens de ter uma folga da dieta
Guia Culinário 18/08/2021

Dia do lixo pode ser benéfico? As vantagens de ter uma folga da dieta

Se você segue uma dieta ou regime alimentar, provavelmente já ouviu falar do dia do lixo, não é? Esse nome denomina o que seria um dia livre na dieta para consumir e aproveitar os alimentos que estão fora do cardápio semanal, como salgadinhos, junk food, entre outros. Há quem goste da proposta, mas alguns profissionais questionam a eficiência desse método. Nós conversamos com a nutricionista Caroline Miranda para entender melhor como funciona o dia do lixo na dieta e quais são as vantagens e desvantagens das refeições livres. Vem ver!

Dia do lixo na dieta: exceções alimentares são as vantagens

O dia do lixo é bem famoso porque momentos de refeições livres são muito esperados por aqueles que seguem qualquer tipo de dieta. Caroline diz que isso acontece porque a dieta é naturalmente associada à exclusão rigorosa dos alimentos prediletos – o que não é necessariamente uma vantagem para o indivíduo.

Segundo a nutricionista, há formas de tornar as exceções alimentares benéficas e fugir da rotina alimentar sem prejudicar a dieta. “A melhor maneira é limitar a frequência, de preferência incluindo uma refeição livre na semana, que pode ser encaixada em dias de aniversário, festas ou almoço de família, por exemplo. Sem precisar ter um dia da semana específico”, afirma.

Ganho de peso e náuseas são riscos da fuga às restrições

O perigo do dia do lixo está no fato de que ele é encarado como um dia de compensação em que se come qualquer coisa, sem limites. “Na maioria das vezes, os alimentos presentes nesse momento são ricos em carboidratos simples, gordura saturada, substâncias inflamatórias e com elevada densidade calórica”, diz a profissional.

De acordo com Caroline, aderir à prática gera prejuízos no processo de emagrecimento e na mudança de hábito alimentar de forma saudável. “Isso pode causar frustração, porque favorece o ganho de peso, retenção de líquido, desconforto abdominal, náuseas, enxaquecas e toda restrição estabelecida nos demais dias passa a ser ineficiente para progredir”, explica.

Como fazer o dia do lixo sem prejudicar a dieta?

Caroline acredita que encarar a mudança de hábito alimentar como um estilo de vida a longo prazo é a única forma de conquistar benefícios sustentáveis para o organismo. Porém, ela separou 5 dicas de ouro para quem quer adicionar o dia do lixo na dieta sem prejudicar o objetivo principal. Guarde as sugestões da nutricionista para auxiliar no dia de exceções:

1. Coma com moderação

Essa é a dica principal, não só para dias de exceção, mas principalmente para a manutenção de uma dieta bem equilibrada. “Coma com moderação sua comida predileta assim, não precisará excluí-la da sua vida”, indica a nutricionista.

2. Alimente-se bem durante as refeições regulares

Se você quer um momento livre da dieta sem prejuízos, é importante seguir o cardápio corretamente nos dias regulares. Caroline indica manter as refeições que antecedem a exceção bem balanceadas para aumentar a saciedade e ajudar a controlar a quantidade de alimentos.

3. Limite a quantidade de alimentos de exceção

É importante restringir a quantidade de alimentos fora da dieta que serão inseridos. “Evite cair no pensamento ‘Jaquei no almoço, hoje já era! Vou chutar o balde nas outras refeições’ porque ele é o principal motivo dos exageros acontecerem e do reganho de peso”, sugere a especialista.

4. Beba bastante água

Beber 2L de água é o indicado diariamente para o ser humano se hidratar suficientemente, mas principalmente para aqueles que estão em dieta, esse consumo é crucial. “A ingestão hídrica é fundamental para auxiliar o funcionamento adequado do metabolismo, digestão e eliminação das substâncias ruins”, explica Caroline.

5. Invista em chás digestivos

O que fazer depois do dia do lixo? A nutricionista indica evitar danos no organismo com o consumo de bebidas específicas. Hortelã, boldo e gengibre são exemplos de chás digestivos que podem evitar desconfortos abdominais após o consumo de comidas mais pesadas e difíceis de serem digeridas. “O consumo moderado é importante! Procure a ajuda de um(a) nutricionista para ajudar a balancear da melhor forma pra você”, finaliza.

Veja mais