Dia do Cacau: 5 formas de passar a consumir mais esse alimento

Você pode consumir o cacau in natura, acrescentar a sua versão em pó nas receitas ou então comer o chocolate 70%
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Você sabia que existe o Dia do Cacau? Celebrado todo 26 de março, a data é considerada por muitos o dia do chocolate (embora esse só seja comemorado em julho), já que a matéria-prima do doce é justamente o cacau. Inclusive, a fruta é rica em agentes antioxidantes, o que significa que combate os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e evitando o envelhecimento precoce. Além disso, possui propriedades prebióticas e probióticas, ajudando a regular o intestino. Convencido que o cacau deve estar mais presente na sua alimentação? Então conheça 5 formas de consumi-lo no dia a dia:

Chocolate 70% cacau

É claro que chocolate não poderia faltar na lista! Embora ele muitas vezes seja visto como um vilão, isso não é bem verdade. Afinal, por ser feito a partir do cacau, traz diversos benefícios dessa fruta consigo. O problema, em geral, é a quantidade de açúcar que o doce possui, já que esse adoçante pode trazer diversas complicações para a saúde, o que inclui inclusive fazer o corpo desenvolver a diabetes. Por isso, a dica é apostar no chocolate 70% cacau, que costuma ser um pouco amargo. Além de mais nutritivo, ele ajuda a matar mais rápido aquela vontade de comer um docinho depois do almoço.

Bata o cacau em pó na vitamina

Outra ótima dica para quem gostaria de consumir mais a fruta é acrescentá-la na vitamina. Aqui, a sugestão é utilizar o cacau em pó, que é muito versátil. Vale lembrar que o ingrediente é rico em cafeína, e por isso ajuda a dar mais energia para o corpo, o que é ótimo para começar o dia bem. Para isso não tem mistério: é só preparar a vitamina que mais lhe agrade - a nossa sugestão é a de banana, que combina muito bem com o ingrediente - e batê-la com algumas colheres de cacau em pó. Simples e delicioso.

Achocolatado de cacau em pó

E por falar em cacau em pó, que tal preparar um achocolatado com ele? Afinal, assim como ocorre com o chocolate em barra, ele também consegue substituir muito bem o em pó, com a vantagem de ser mais nutritivo. Mais uma vez, seu preparo é muito simples: basta misturá-lo com leite e pronto!

Troque o achocolatado das receitas pelo cacau em pó

E já que o cacau em pó é mais nutritivo que o achocolatado comum, por que não utilizá-lo em seu lugar na cozinha? Afinal, esse costuma ser o ingrediente chave em receitas doces com chocolate, como bolos e biscoitos, e por isso a substituição é tão saudável. A mesma dica vale para aquelas receitas que pedem para derreter o chocolate, a grande diferença é que o utilizado será o 70% cacau. Além de ser bem gostoso, a sobremesa fica ainda mais nutritiva.

Coma a fruta in natura

Por fim, temos o cacau in natura! Afinal, nada como comer a fruta da sua forma mais tradicional, não é mesmo? Nossa sugestão é acrescentar a sua polpa (após tirar as sementes, claro) em uma salada de frutas ou então comê-la com mel, já que o ingrediente ajuda a adoçar enquanto traz também vários outros benefícios para a saúde.

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