Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dia do amigo: Por que manter boas amizades é tão importante em nossas vidas?
Movimente-se 20/07/2017

Dia do amigo: Por que manter boas amizades é tão importante em nossas vidas?

Quem tem amigos ao redor, tem tudo o que precisa na vida. Mesmo que poucos, aqueles contados nos dedos das mãos, e que, embora, os encontros sejam cada vez mais escassos e em tempos espaçados, parece que estão sempre juntos, o valor de uma verdadeira amizade é algo inestimável. Por isso, saiba, nesse 20 de julho, o “Dia do Amigo”, algumas razões que fazem desse elo de confiança, amor, respeito e carinho, um dos melhores sentimentos que possamos ter com os outros.

Amigo é a família que o coração escolhe, independente do sangue, da raça, religião, classes sociais, crenças e ideologias, ou outros aspectos que, historicamente, o mundo ainda busca tanto divergir e desclassificar. Por isso, quando nos entregamos ao mais genuíno sentimento de amizade, nós também propomos fazer um “pacto” com a paz e o com o amor, uns aos outros, sabendo que as diferenças fazem parte da vida e que podemos todos conviver em harmonia. Veja abaixo, 4 bases fundamentais para mantermos saudáveis qualquer relação íntima de profunda amizade:

Respeito, carinho, compreensão e honestidade: Os valores fundamentais da amizade

– Respeito: Regra número 1 de qualquer relação social no mundo, o respeito é muito mais do que ser educado com alguém. Ser respeitoso é entender as diferenças e saber conviver de maneira pacífica e tolerante às opiniões e formas contrárias que cada um pode enxergar a vida. Um dos maiores sinais de amizade, por exemplo, é quando duas pessoas que divergem tanto suas opiniões mantêm a relação próxima, inabalável e construtiva.

– Carinho: Dentre os ato que demonstram intimidade na relação afetiva, o carinho é a forma mais singela de demonstrar o quanto você ama, gosta e está junto com alguém. Aspectos como a gentileza, a preocupação, além de abraços e afagos, fortalecem e criam um elo muito maior de proximidade e familiaridade.

– Compreensão: Dar mais atenção ao que o seu amigo ou amiga fala é um ato de profunda amizade. Lutar contra os próprios preconceitos e pré-julgamentos, tão impetrados em nós, é vencer o ego, abrindo a mente e o coração para entendermos que as pessoas são diferentes, sendo, a desilusão e o desencanto por alguém, uma culpa dada à expectativa egoísta gerada pelas nossas próprias vontades e/ou necessidades.

– Honestidade: Muitas vezes a verdade dói, machuca e fere, mas, é justamente ela que pode sanar qualquer problema. Por isso, é justamente com os amigos, que temos mais confiança e falar e pedir conselhos. De maneira, respeitosa, serena e afável, dizer a verdade é sempre o melhor caminho e fortalece a relação.

Você é um bom amigo? A recíproca é muito importante para uma amizade verdadeira

Você já se perguntou isso? A autorreflexão é também um fator preponderante para entendermos quem somos, nosso papel no mundo e as relações que temos com as outras pessoas. Muita gente cobra amizade, mas poucas, de fato, se colocam no papel oposto quando alguém necessita de ajuda. A amizade não pode ser um sentimento unilateral, pois, isso gera cobranças, desconfianças, ciúmes e outros sentimentos que não cabem às raizes essenciais de um sentimento tão pleno e saudável.