Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 26/04/2021

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: as dicas para viver com saúde

A hipertensão arterial, popularmente chamada de “pressão alta”, é uma doença crônica muito comum que aflige cerca de 2 milhões de brasileiros. Caracteriza-se por ser silenciosa, sendo muitas vezes descoberta apenas quando a pressão arterial atinge marcas perigosas e graves, podendo até mesmo ser fatal. Para alertar sobre a importância do diagnóstico preventivo e os cuidados para tratar a doença foi criado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que é celebrado em 26 de abril. Afinal, ser hipertenso e viver com saúde não é impossível: com os hábitos corretos dá para manter uma vida saudável e com bem-estar garantido. Quer saber como? Dá uma olhada na matéria!

Fatores de risco podem incluir tabagismo e histórico familiar

Embora a hipertensão seja uma doença que atinge todas as idades, de crianças à idosos, alguns elementos podem favorecer o surgimento do quadro hipertenso e piorar a pressão alta já existente. Esses fatores de risco incluem o tabagismo, o sedentarismo e o consumo de bebida alcoólica em excesso. O histórico familiar de pais ou avós com hipertensão também é um fator de risco para a hipertensão arterial.

Consumo de sal deve ser controlado para hipertensos

Outro fator importante de risco para hipertensão é o consumo excessivo de sal. O cloreto de sódio aumenta o volume de sangue nas veias e artérias do nosso corpo, fazendo com que a pressão arterial aumente. Por isso, o ideal é moderar o uso do sal na comida ou até mesmo evitá-lo, temperando a comida com outros condimentos e especiarias mais saudáveis.

Praticar atividade física é essencial para quem tem pressão alta

Quem é hipertenso deve se exercitar. Algumas atividades físicas acessíveis ajudam a controlar a pressão, tais como: ciclismo, caminhada, corrida e atividades aeróbicas no geral. Lembre-se de que o exercício físico deve ser orientado pelo seu profissional e aprovado pelo médico, principalmente se você tiver outras comorbidades, como diabetes ou cardiopatias.

Alimentos com ômega 3 e magnésio ajudam a baixar a pressão arterial

Não basta apenas abrir mão do excesso de sal: ter uma alimentação saudável e equilibrada, consumindo alimentos que contribuem para controlar a doença é importante também. Para quem sofre com a hipertensão, nutrientes como o ômega 3 e o magnésio são muito interessantes para se incluir na dieta, pois ajudam a baixar a pressão. Alguns exemplos desses alimentos são as oleaginosas – como nozes, amêndoas, castanhas e avelãs – e peixes de águas frias – como o salmão, a tilápia e o atum.