Descubra o que são os alimentos liofilizados: ideais para nutrição esportiva!

Os liofilizados: Alimentos desidratados e altamente nutritivos são aposta para quem tem uma vida muito agitada
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Se você vive à prova de adrenalina, ama praticar esportes de aventura, ao ar livre, como escaladas e trekking, ou, até mesmo, atividades de longa duração, como maratonas, uma alimentação condizente a esses grandes desgastes físicos faz-se imprescindível, tanto para o bom desempenho esportivo, como, sobretudo, para os cuidados com a saúde. Para manter a energia sempre em dia, uma nova opção surge nos cardápios de dietas: as comidas liofilizadas. Alimentos desidratados, altamente nutritivos, como as frutas, por exemplo, e de fácil consumo, eles acompanham perfeitamente o metabolismo atlético.

"Os alimentos liofilizados têm uma forma de conservação onde concentra muito bem a energia do alimento. É uma boa opção para treinos e esportes mais longos, por ser prático o seu transporte e não precisar refrigerar", destacou a nutricionista esportiva Duane Braga.

A liofilização dos alimentos envolve dois métodos: congelamento e secagem. O controle de umidade é realizado pelo processo de sublimação. A água das células passa diretamente do estado sólido para o gasoso. Por isso, são indicados para produtos que tenham elementos sensíveis ao calor, como proteínas e vitaminas, pois conservam as propriedades nutritivas. "A liofilização funciona para qualquer alimento que tenha uma estrutura química ideal para congelar e que depois que esse gelo seja sublimado, não altere as suas características sensoriais", enfatizou Duane.

Vantagens da comida liofilizada:

-
Os alimentos liofilizados não utilizam conservantes ou produtos químicos. Pode ser realizado em hortaliças (verduras, legumes, batata), frutas, cereais, leguminosas (feijão) e proteínas (carne, frango e peixe).

- Eles mantém os nutrientes, a cor, o sabor e a forma dos alimentos;

- Podem ser conservados em temperatura ambiente sem necessidade de refrigeração;

- Redução do peso e do volume dos alimentos, tornando mais fácil o armazenamento e o transporte;

- As refeições completas, como por exemplo, picadinho com arroz e feijão, estrogonofe de frango com arroz e batata ou almôndega com macarrão, fornecem bom aporte proteico, carboidratos e gordura, conseguindo atender às recomendações nutricionais do atleta.

Veja na galeria alguns alimentos liofilizados

Receitas:
Arroz
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