Descubra a importância do manganês e por que ele deve ser consumido com cuidado

Folhas verdes, oleaginosas, cereais e frutos do mar são alguns alimentos ricos em manganês
Folhas verdes, oleaginosas, cereais e frutos do mar são alguns alimentos ricos em manganês

Os minerais são essenciais para o nosso bem-estar. O ferro evita a anemia, o cálcio deixa ossos mais fortes e o flúor faz com que os dentes fiquem livres de cárie. Esses são apenas alguns dos mais famosos, cujos benefícios todo mundo conhece. Mas o que dizer do manganês? Esse mineral absorvido no intestino delgado é pouco mencionado porque deve ser consumido em pequenas quantidades, caso contrário ele é considerado tóxico para o organismo. Ao mesmo tempo, é essencial para o nosso corpo, e o seu déficit é muito prejudicial para a saúde.

Manganês regula o metabolismo

O processo metabólico nada mais é do que uma série reações que regulam o nosso organismo. Ele costuma ser muito mencionado por pessoas que querem perder peso porque a sua energia é retirada de proteínas, carboidratos e lipídios. Por isso, quando está acelerado permite a queima de gorduras e o emagrecimento. Ok, mas o que o manganês tem a ver com tudo isso? Simples: ele ajuda a regular o metabolismo, o que indiretamente evita o surgimento de problemas cardiovasculares. Além disso, também metaboliza a glicose, o que significa que ajuda a manter o índice glicêmico estável.

Atua no crescimento da estrutura óssea

O manganês está presente em diversas partes do nosso corpo, como no fígado e no pâncreas, mas em nenhuma ele aparece em tanta abundância quanto nos ossos. Esse pode parecer apenas um detalhe, mas na verdade é muito importante para entendermos mais um benefício desse mineral. Isso porque ele ativa enzimas que são as responsáveis pelo crescimento de toda a estrutura óssea, o que inclui, por exemplo, a cartilagem que envolve essa área.

Manganês ajuda na absorção de nutrientes

Outra vantagem do manganês é que ele ajuda na absorção de nutrientes essenciais para o nosso bem-estar. É o caso, por exemplo, da vitamina E, que é conhecida pelo seu forte fator antioxidante. Lembrando que esses agentes fortalecem o sistema imunológico e impedem a oxidação das células através do combate aos radicais livres, o que consequentemente evita o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de um câncer e de outras doenças crônicas.

Além disso, o manganês também auxilia a absorção de vitaminas do complexo B e de alguns minerais, como o magnésio. Esse, por sua vez, faz com que seja mais difícil o corpo desenvolver um problema cardiovascular e ainda auxilia o tratamento da pressão alta, além de produzir energia para o corpo. Por isso, se você estiver com carência de algum desses nutrientes é bom verificar se o problema não é na verdade as baixas taxas de manganês.

Alimentos ricos em manganês que você deve consumir

Como você deve ter percebido, o manganês é muito necessário para o nosso corpo, mas quando ele aparece em grandes quantidades é altamente tóxico, podendo gerar, por exemplo, problemas no sistema nervoso. Isso significa que o ideal é ter uma dieta rica em alimentos na qual esse mineral seja fornecido, mas não em excesso. Ao mesmo tempo, a deficiência de manganês também pode causar distúrbios, como diabetes (graças à taxa muito elevada de açúcar), níveis de colesterol baixos demais e problemas ósseos. Por isso, o ideal é investir em cereais, oleaginosas e frutas, já que esses três alimentos de uma forma geral possuem manganês. Frutos do mar, como peixes e moluscos, nozes e folhas verdes também são boas fontes desse mineral.

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