Descubra a escarola: Fonte imbatível de nutrientes!

A escarola se destaca nutricionalmente pelo seu alto teor de cálcio
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Bastante parecida com a alface, à escarola é uma hortaliça que tem folhas mais escuras e sabor mais amargo. Porém, o que muitos não sabem, é que, em relação à nutrição, a alface, a couve e a rúcula, por exemplo, mesmo sendo muito saudáveis e cheios de vitaminas e minerais , não conseguem ser tão ricos quanto esse alimentos, abundante em vitaminas (A, B2, B5) e sais minerais (Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Potássio).

Além disso, por conter muita celulose (fibras), a escarola é recomendada para pessoas que têm problemas intestinais. Cada 100 gramas de escarola fornece apenas 20 calorias. O ferro, nutriente farto na escarola, ajuda na formação de glóbulos vermelhos no sangue prevenindo a anemia. Essa verdura também tem uma quantidade significativa de cálcio, elemento fundamental para a formação e manutenção da massa óssea durante a vida. Quando se trata de vitaminas, a escarola é fonte imbatível de vitaminas do complexo B. Outras substâncias antioxidantes presentes nessa verdura são os carotenoides, protetores do organismo contra os radicais-livres.

A versatilidade saborosa da escarola

Os benefícios da folha não param por aí; a escarola dispõe de inulina, uma substância prebiótica que ajuda não só na digestão, mas também protege contra o câncer de cólon. Esta verdura pode ser usada tanto cozida como crua, em diversos tipos de pratos, desde saladas a tortas, como sugere a nutricionista Juliana Saldanha: "A escarola pode entrar em saladas, sopas, suflês, molhos para massas, cremes (como o de espinafre), empadões e tortas salgadas". Outra dica que ela dá é para amenizar o amargor natural da hortaliça usando azeites de boa qualidade, ervas aromáticas, mel, limão, iogurte e até mesmo o gengibre, já que um gosto forte neutraliza o outro.

Indicações terapêuticas

- Neutraliza a ação dos ácidos do organismo;

- Depura o sangue;

- Leve ação laxativa;

- Estimulante do apetite;

- Evita o ressecamento da pele;

- Previne a formação de cálculos nos rins e na vesícula biliar;

- Estimula o fígado e a vesícula biliar.

Fonte: Glossário da Medicina de Samael Aun Weor, 2012, Editora Edisaw.

Site: http://www.portalorganico.com.br/

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