Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dança Materna: Projeto propõe relaxamento e bem estar para mãe e bebês
Movimente-se 13/03/2015

Dança Materna: Projeto propõe relaxamento e bem estar para mãe e bebês

Como se dedicar a uma nova vida sem, por isso, ter de abdicar da sua própria? Esse é o grande dilema em que a maioria das mães, ou futuras mães, vivem quando o assunto é o próprio bem-estar. De fato, da gestação até os primeiros anos da criança, as atenções dos pais são voltadas quase que exclusivamente aos cuidados de seus filhos. Por conta disso, a professora de dança, Tatiana Tardioli, criou, há seis anos, em São Paulo, o “Dança Materna”, projeto de auxílio integral às mães e bebês, desde a gestação até os três anos de vida.

A proposta da ação consiste em três tipos de aulas diferentes: Dança Materna para Gestantes; Dança Materna para Mães e Bebês de Colo e Engatinhantes, além da Dança Materna para Mães e Bebês Andantes. “As gestantes, muitas vezes, têm na aula um refúgio para se conectarem à gravidez em si e ao bebê mais atentamente. Com os bebês já nascidos, as mães procuram um tempo para curti-los, se cuidarem e interagir com outras mães. Geralmente são mães que já gostam de dançar e sentem a necessidade de um momento prazeroso e de autocuidado“, destacou a professora.

Segundo Tatiana, as aulas favorecem o desenvolvimento da propriocepção e dos demais sentidos, dando ao bebê um primeiro contato com a arte e a vivência de momentos de amor e proximidade com sua mãe. A regularidade nas aulas possibilita acompanhar o crescimento dos bebês e a transformação suave e poderosa de mulheres em mães, que se encontram e desabrocham pela dança e pela rede de apoio que se estabelece a partir dos encontros.

“Quando dançam juntos, mãe e bebê têm uma experiência diferente da maioria dos momentos de sua vida. A adequação dos movimentos que o método propõe garante a segurança e o conforto de ambos e o repertório oferece uma experiência estética/sensorial rica e delicada”, enfatizou a professora, salientando a boa aceitação das famílias que participam das aulas

“As reações são variadas, elas saem felizes, emocionadas, muitas comentam que a dança é o melhor momento da semana! Saem se sentindo melhor física e emocionalmente e os bebês, não por acaso, ficam bem relaxados”, finalizou.

Veja a tônica para cada tipo de aula oferecida:

Gestantes – Para as gestantes a condução da aula busca potencializar um contato profundo da mulher consigo mesma, a partir da exploração e desenvolvimento de um repertório corporal próprio e do aprofundamento do vínculo com o bebê, lidando com a carga simbólica da gestação e do parto como rito de passagem para tornar-se mãe.

Mães com filhos de colo – Já para as mães são destinados um trabalho corporal, que também passa por massagem, alongamento e espaço de diálogo e informação de qualidade baseada em bons autores e evidências científicas sobre maternidade, amamentação, alimentação salgada dos bebês e outros assuntos afins.

Mães com filhos andantes – Para as mães e bebês andantes, a tônica é dar suporte e acompanhar o bebê nas suas novas conquistas de movimento. Nessa aula as mães vão para o chão, acompanhando o interesse do bebê pelos materiais oferecidos que vão se transformando em dança entre as duplas e com as outras mães e bebês do grupo.

Hoje o projeto “Dança Materna” atende diversas cidades do Brasil. Além de São Paulo, capital, há aulas em Manaus, Campo Grande, Natal, João Pessoa, Catalão (GO), Rio de Janeiro, Resende(RJ), Niterói(RJ), São José do Rio Pardo (SP), Toledo (PR) e Assis Chateaubriand (PR). Em breve estrearemos em Florianópolis, Ilhabela (SP), Ribeirão Preto(SP), Belo Horizonte, Salvador, Aracaju e Belém. Mais informações e detalhes no blog do projeto: http://www.dancamaterna.blogspot.com.br/