Damasco: Nutritivo e saboroso! Conheça incríveis benefícios dessa fruta tropical

Saborosa fruta tropical, o damasco, em suas mais diversas formas de consumo, é um grande aliado à saúde. Rico em nutrientes, o alimento é perfeito, por exemplo, para repor as energias do dia a dia. Saiba mais benefícios desse ingrediente!
Saborosa fruta tropical, o damasco, em suas mais diversas formas de consumo, é um grande aliado à saúde. Rico em nutrientes, o alimento é perfeito, por exemplo, para repor as energias do dia a dia. Saiba mais benefícios desse ingrediente!

Fruta tropical das épocas mais quentes do ano, o damasco reserva um arsenal de benefícios a quem não resiste ao seu sabor. Leve, nutritivo e muito saudável, ele tem um espaço garantido nas melhores criações gastronômicas, afinal, versatilidade é uma de suas características principais. Seja em geleias, sucos, saladas e molhos, ingerido seco ou em sua forma natural, o alimento harmoniza com quase tudo que adoça o nosso paladar. Conheça mais sobre os poderes desse fruto e veja suas melhores formas de consumo!

Se pensarmos na aparência, o damasco se assemelha muito ao pêssego, mas suas características, tanto de sabor como de nutrientes são distintas. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o damasco é fonte de nutrientes que pode beneficiar o nosso organismo de uma maneira geral:

"O damasco contém betacaroteno em sua composição, substância que é capaz de fortalecer o sistema imunológico, ser antioxidante, além de benéfico para olhos e muito bom para a pele. Possui ainda o licopeno, que é muito eficaz na prevenção à proliferação de células cancerígenas, problemas cardiovasculares em geral e tambem é um poderoso laxante. E ainda tem o poder de revigorar as células, a ajuda a prevenir a catarata, devido a presença da vitamina A", explica a profissional.

Melhores formas para consumirmos damasco no dia a dia

- Em saladas: Você pode acrescer o fruto em saladas de vegetais e legumes. Inclua cenouras, ervas, tomate cereja e use um molho de iogurte para temperar. Surpreenda-se com o sabor que o damasco proporcionará ao prato.

- Sobremesas: Que tal uma porção de damascos secos após a refeição? Fonte de minerais como potássio, cálcio, zinco, ferro e manganês, o fruto irá auxiliar na manutenção do corpo. Além disso, você pode preparar um creme ou mousse de damasco para inovar na sobremesa.

- Salada de frutas: Saborosas e refrescantes, as saladas de frutas são sobremesas "coringas", para agradar a todos. Nessa união de sabores, o damasco também contribui com um leve toque de acidez que equilibra bem os outros ingredientes da receita.

- Geleia de damasco: É hora do lanche! Um biscoito salgado com uma geleia de damasco por cima fica irresistível. Se for de seu gosto, você ainda pode acrescer uma fina fatia de queijo minas ou ricota para incrementar a refeição.

- Suco da fruta: Para finalizar, um delicioso suco de damasco pode cair super bem a qualquer momento do dia! Fonte de fibras e vitaminas, a bebida é pouco calórica e beneficia aquelas pessoas que buscam a perda de peso. Feito com o fruto seco, você pode prepará-lo com água ou iogurte natural e ainda pode acrescentar gengibre à sua receita, que trará um sabor todo peculiar à bebida. Experimente!

Damasco para atletas: Ótima opção para repor energias!

O damasco é o tipo de fruta para aqueles que se exercitam com frequência, como os atletas. De acordo com a Dra. Daniella, ingerir este alimento garante que a energia perdida seja rapidamente reposta pelo organismo. "Tratando-se de açúcar, o damasco possui baixos índices glicêmicos, isso faz com que, o consumo antes de caminhadas e treinos seja essencial. De 3 a 5 unidades por dia é aconselhavel para consumo", finaliza a profissional.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.
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