Curau de milho vegano

Fácil
30 minutos
3 porções
Curau de milho vegano

A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais de nosso país. Alguns gostam de dançar quadrilha enquanto outros preferem as brincadeiras, mas não há como negar que a parte gastronômica é uma das que mais faz sucesso. Canjica, milho verde, pé de moleque, pipoca, arroz doce, caldo verde e pamonha são exemplos de comidas típicas muito procuradas nas festividades de São João.

Embora uma parte desses pratos possa ser consumida por veganos, essa dieta é mais restrita e os impede de aproveitar completamente todos os sabores que a festa junina tem a oferecer. Mas será mesmo? Assim como alguns ingredientes são bons substitutos para os de origem animal, há sempre uma opção saborosa e nutritiva para quem optou por esse tipo de alimentação. É o caso do curau de milho vegano, que não utiliza leite de vaca em seu preparo, como ocorre com a receita tradicional.

Modo de preparo

- Debulhe as espigas de milho e bata no liquidificador o milho debulhado, o leite de soja e o açúcar demerara;

- Coloque em uma panela e adicione a canela em pau;

- Leve ao fogo e cozinhe sem parar de mexer, até formar um creme;

- Retire os paus de canela, distribua em tigelinhas e deixe esfriar;

- Na hora de servir, polvilhe canela em pó e decore com canela em pau.

Milho ajuda a dar energia

O ingrediente principal dessa receita não apenas é delicioso como também traz diversos benefícios para a saúde. Rico em vitamina B1, magnésio, potássio e fósforo, o milho evita a fadiga muscular e contribui para a condução de impulsos nervosos, além de ajudar a fortalecer ossos e dentes e auxiliar o sistema cardiovascular. Também é rico em antioxidantes, evitando a oxidação celular e consequentemente impedindo o envelhecimento precoce. Por fim, ajuda a dar energia para o corpo, o que é ótimo caso você queira dançar quadrilha até não poder mais.

Leite de soja é bom para intolerantes a lactose e APLV

A soja por si só é quase um ingrediente coringa na dieta de um vegano, por isso não é de se espantar que o leite de soja substitua o de vaca nesta receita. Aliás, ele é uma ótima alternativa para pessoas que possuem intolerância a lactose ou que são APLV, isto é, alérgicas à proteína do leite de origem animal. É bom lembrar que a soja possui um baixo teor de colesterol, sendo portanto muito boa para a saúde do coração. Além disso, alguns estudos indicam que o leite de soja ajuda no controle da diabetes, sem falar que é rico em proteínas, ajudando no crescimento muscular.

Açúcar demerara é mais nutritivo que o refinado

Enquanto o açúcar refinado possui baixo teor de vitaminas e minerais, o demerara é muito nutritivo e não possui um gosto tão forte, como ocorre com o mascavo. Por isso, sua utilização é uma das mais indicadas para quem quer preparar uma receita saudável. De uma forma geral é fonte de vitaminas do complexo B e rico em minerais como ferro, potássio, cálcio e fósforo.

Canela é um ingrediente com propriedades medicinais

Tudo bem que na receita de curau de milho vegano a canela é usada apenas para dar um pouco mais de sabor, mas ainda assim seus benefícios são aproveitados. Esse tempero foi por muito tempo uma especiaria cobiçada, já que além de dar aquele toque a mais em qualquer prato ainda possui propriedades medicinais. Entre algumas das mais conhecidas podemos listar o fato de ser anticoagulante, um tônico digestivo, bom para a amamentação e ajudar a prevenir o câncer, doenças cardíacas e infecções urinárias.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 257Kcal ou 1079Kj 13
Carboidrato 48g 16
Proteína 8g 11
Gorduras totais 3g 5
Gorduras saturadas 0,2g 1
Sódio 12mg 1
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 4g 16
Vitamina A 3mcg 1
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 0,3mg 0
Cálcio 25mg 3
Ferro 2g 14
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