Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/12/2019

Culinária espanhola: 5 comidas que além de deliciosas são muito saudáveis

Você já experimentou algum prato da culinária espanhola? Quem gosta de frutos do mar, batatas, temperos e especiarias diferentes costuma amar essa gastronomia! A boa notícia é que, além de muito saborosa, a culinária espanhola também é saudável e pode facilmente fazer parte do seu dia a dia. Para que você se inspire a experimentar receitas diferentes, nós listamos 5 comidas tipicamente mediterrâneas que são sucesso na Espanha. Confira!

1. Paella de frutos do mar (ou frango) costuma fazer bastante sucesso

Quem aí já experimentou a paella espanhola? Feita com arroz, mix de legumes e frutos do mar, essa receita se assemelha aos risotos que conhecemos e é uma das mais saborosas. Para preparar uma versão mais saudável, uma boa dica é usar arroz integral e caprichar nas verduras e legumes. Vale lembrar que os frutos do mar são fontes de ômega 3, vitaminas do complexo B, A, C e outros nutrientes. Por isso, eles podem (e devem) estar presentes na dieta, mas desde que sejam consumidos sem exagero.

Se você não é muito fã de frutos do mar, também é possível usar pedacinhos de frango no lugar. Capriche nos temperos (alho, cebola, azeite, pimenta, sal e açafrão, por exemplo) e coloque diversos vegetais (como cenoura, brócolis, pimentão e abobrinha), assim como ervilha e milho para ficar bem colorido. Fica uma delícia!

2. Gazpacho é uma sopa fria bem nutritiva e saborosa

Para quem não conhece, o gazpacho é uma sopa fria refinada e servida, geralmente, como entrada das refeições principais. Ela é feita com tomate, pimentão, pepino, azeite, alho, sal e pimenta. Para preparar, você só precisa, basicamente, bater todos os ingredientes no liquidificador e servir logo em seguida com pães ou torradinhas. Que tal fazer essa sopinha para o jantar?

3. Sirva pinchos como aperitivo em festas e eventos

Você conhece as receitas de aperitivos da culinária espanhola? Os pinchos nada mais são que tira-gostos preparados com pão baguete cortado, queijo, pimentão, coentro, azeite, dentre outros ingredientes. A nossa dica para fazer uma versão mais saudável do aperitivo é usar um pão integral, colocar queijo minas (ou ricota) tomate, temperinhos (coentro e pimenta), ovo de codorna e um pouco de azeite. Já fica uma delícia!

4. Tortilla espanhola é uma boa opção para o almoço

A tortilla espanhola é outra receita que faz bastante sucesso! Feita com ovos e batatas, ela se assemelha bastante à nossa omelete. A boa notícia é que esse prato é bem nutritivo (fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantes) e fácil de preparar: basta refogar a batata com cebola e depois unir aos ovos (levemente batidos) para fazer a tortilla na frigideira. Esse é um acompanhamento saudável e saboroso para o almoço, então fica a dica!

Obs.: Você pode usar batata-doce no lugar da inglesa e também caprichar nos temperos (orégano, pimenta, salsinha e o que mais preferir).

5. Já experimentou os ‘Pimientos de Padrón’?

Se você gosta de experimentar coisas diferentes, a nossa dica é dar uma chance aos “Pimientos de Padrón”. Esses aperitivos nada mais são que pimentões do tipo Padrón, que são bem pequenos, verdes e servidos fritos no azeite. O mais interessante é que alguns são muito ardidos (bem picantes) e outros não, só que não é possível diferenciá-los – ou seja, será sempre uma surpresa na hora de comer, dá até para fazer uma brincadeira com os amigos de “quem acha os ‘pimientos’ mais picantes”. Bem legal, né?

Ah, o pimentão recebe esse nome porque é cultivado no município de Padrón, que fica na província da Corunha, na Espanha. Pessoas do mundo inteiro já conhecem esse vegetal e gostam de experimentar sempre que visitam o país. Que tal dar uma chance também?