Crumble de abóbora orgânica

Fácil
50 minutos
4 porções
Crumble de abóbora orgânica
Típico da culinária britânica, o crumble foi criado para ser uma sobremesa crocante à base de frutas para as estações mais quentes, muitas vezes servida com creme ou sorvete. Mas, nessa receita, o ingrediente principal é a abóbora, transformando assim a iguaria em uma deliciosa entrada, com zero colesterol, perfeita para ser servida junto a uma salada orgânica, saudável e nutritiva.

A abóbora é extremamente versátil, podendo ser incluída em diversos pratos, desde a entrada a sobremesa. Além do sabor diferenciado, esse legume amarelado traz várias vantagens no seu consumo. Com apenas 25kcal para cada 100 g, ela é rica em carboidratos, essenciais para fornecer energia para o organismo e fibras alimentares, que ajudam na regulação do trânsito intestinal.

Além disso, a abóbora é rica em vitaminas A, B, C, E e K, importantes para a boa saúde do cérebro, e minerais como ferro, cálcio e magnésio. Dentre os benefícios que o seu consumo traz para saúde estão: reduz o colesterol, previnem cânceres por ser rica em antioxidantes e beneficia o coração.

A quinua é outro alimento usado no preparo dessa receita. Esse grão é rico em proteínas e pode ajudar no emagrecimento. Ela ainda fornece ômega 3 e ômega 6, ácidos graxos que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. A quinua também pode ser considerada uma ótima fonte de ferro, evitando a anemia, de cálcio, evitando a osteoporose, e de zinco, fortalecendo o sistema imunológico.

Outro nutritivo ingrediente é a aveia. Este, tão conhecido por ser o par perfeito ao iogurte, tem, basicamente, os mesmos benefícios a saúde que a quinua, incluindo ajuda na perda de peso e na proteção do coração contra doenças. Vale a pena também mencionar que esse grão pode ajudar na prevenção da asma durante a infância.

Essa receita ainda é fonte de selênio, por parte das castanhas do Pará. Esse mineral ajuda a proteger as células, o que reduz o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Todos esses benefícios são fornecidos ao organismo dentro de uma só receita! Não deixe de experimentar esse delicioso crumble a base de abóbora!


Modo de preparo:

Cozinhe as fatias de abóbora no vapor até ficarem macias. Reserve.

Em uma tigela, misture o pão, a aveia, os flocos de quinua, a castanha do Pará, o sal, a pimenta e o azeite até formar uma farofa. Reserve.

Em uma tigelinha, misture o requeijão, o iogurte e o queijo.

Em refratários individuais, distribua a abóbora, o alho e o tomilho. Por cima despeje o creme de requeijão e cubra com a farofa.

Asse no forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos ou até dourar. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.

Informações nutricionais:

Quantidade por porção % Valor diário
Valor Energético 119kcal ou 500kj 6%
Carboidrato 11g 4%
Proteína 3,7g 5%
Gorduras totais 6,6g 12%
Gorduras saturadas 0,5g 2%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 111mg 5%
Colesterol 0mg 0%
Fibra alimentar 0,6g 2%
Vitamina A 146mcg 24%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 1,6mg 4%
Cálcio 64mg 6%
Ferro 0,8mg 6%
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