Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Crianças podem fazer musculação? Veja qual é a idade certa para começar a malhar
Movimente-se 07/11/2016

Crianças podem fazer musculação? Veja qual é a idade certa para começar a malhar

12, 13, 14, 15 anos… Qual é a idade certa para começar a malhar? Essa é uma pergunta frequente na cabeça dos (das) jovens que buscam fortalecer o físico e deixar o corpo esbelto e saudável. Por isso, nesse período, o desafio dos pais é grande para controlar o ímpeto dos filhos, já que a sobrecarga de exercícios pode, também, atrapalhar o desenvolvimento natural durante a infância/adolescência. Então, o que fazer? Descubra como proceder e o que considerar antes matricular o filho na academia.

A grande verdade é que essa questão atravessa gerações ainda muito baseada em mitos e lendas do senso comum. Tanto, que até pouco tempo atrás, as academias não aceitavam matrículas de crianças e adolescentes, só mesmo a partir da fase adulta e com a devida autorização dos responsáveis. Segundo o personal trainer Marcelo Santana há um certo “preconceito” e receio dos pais quanto às crianças fazerem musculação, já que ouvem falar que a prática pode prejudicar o crescimento, gerar lesões no corpo, etc. O profissional afirma que diversos estudos já desmificaram essa ideia:

“Ainda vivemos conceitos muito antigos de que, se a criança começar a praticar musculação cedo ela não cresce. Hoje novos estudos e comprovações científicas estão certificando que essa ligação não acontece. O que nós precisamos levar em consideração é que a criança não é um “mini-adulto”, e esse é um ponto principal para respeitar a fase em que a criança se encontra e depois incluí-la em um plano de musculação”, explica o profissional.

Quando começar a frequentar uma academia?

Marcelo destaca a importância da prática esportiva no crescimento infantil, ressaltando que é de suma importância que a criança desenvolva o condicionamento físico, coordenação motora, estabilidade, flexibilidade e consciência corporal, antes de trabalhar as questões de força e peso, por exemplo:

“Hoje, com 12 ou 13 anos já encontramos alguns casos em que mães nos procuram para levar o filho para a academia, principalmente para ter um acompanhamento com um personal, o que é uma ótima saída. O que vale lembrar é que a criança deve se interessar pela prática, já que as chances da rotina desestimular podem ser grandes”, explica o profissional.

Os benefícios da musculação para as crianças e adolescentes

Incluir a rotina de atividades físicas durante a infância/adolescência pode, no início, parecer bem complicado, mas é necessária! Além de prazerosa, as práticas trazem benefícios fundamentais para o desenvolvimento saudável do jovem, não só na parte física como mental.

“A musculação para as crianças pode melhorar a auto-estima, prevenir o bulling nas escolas, perda de gordura corporal, correção postural. A criança pode ter muitos ganhos na academia, tornando a musculação um fator importante para o desenvolvimento, principalmente nessa fase de estirão”, ressalta o profissional.

Os cuidados iniciais antes de ir para academia

A recomendação cabe para crianças, adolescentes e adultos, já que antes de começar uma rotina esportiva, os cuidados com a saúde devem vir em primeiro lugar, estando sempre atento às condições e limites de cada pessoa:

“É de extrema importância uma avaliação médica antes de levar a criança para a academia, é importante saber a individualidade para desenvolver uma rotina específica e objetiva de acordo com a necessidade de cada uma delas”, finaliza Marcelo.