Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Creme de leite em lata ou em caixinha? Qual é o mais saudável? Descubra
Guia Culinário 23/10/2017

Creme de leite em lata ou em caixinha? Qual é o mais saudável? Descubra

Para deixar receitas mais bem elaboradas ou simplesmente compor uma deliciosa salada de frutas, o creme de leite é um ingrediente muito presente em nossa alimentação. Porém, ao depararmos com seus diversos tipos e versões nas prateleiras dos supermercados, uma dúvida é corriqueira: pego o creme de leite de caixinha ou em lata? Por isso, para sanar esse dilema, descubra as diferenças entres os dois produtos e veja qual é a opção mais saudável para você.

Utilizado na gastronomia, principalmente na confeitaria, o creme de leite é considerado um ingrediente “coringa”, que pode ser aproveitado das mais diversas formas, garantindo consistência e sabor às receitas. A sua composição é basicamente feita com a gordura do leite, a conhecida nata. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, as escolha entre o creme de leite em lata ou em caixinha dependerá do tipo de receita que você pretenderá fazer:

“Quando está na caixinha, o creme de leite vem misturado com o soro e não existe a possibilidade de separá-los. Dessa forma, se a receita pedir o creme sem o soro, você não deve usar esse produto, e sim, optar pela versão em lata”, explica a profissional.

Creme de leite de caixinha tem menos quantidade de gordura

Mas, se tratando de valores nutricionais, existem diferenças entre os cremes de leite de caixinha ou de lata? Têm sim, principalmente em relação às quantidades de gorduras. De acordo com Carolina Xavier, as versões em caixa são menos gordurosas para consumir: “Dependendo da marca, os cremes de leite em lata variam entre 20% a 25% do teor de gordura, já os de caixinhas, variam de 17% a 20%”.

Vale sempre destacar que os cremes de leite com uma menor quantidade de gordura, são mais indicados para uma alimentação saudável, contribuindo também para o emagrecimento equilibrado e prevenindo a obesidade.

Como utilizar os cremes de leite de maneira correta?

A nutricionista explica que o creme de leite em lata, o soro vem separado, sendo ideal para receitas necessitam disso, como o chantilly caseiro, por exemplo. Porém, se a preparação não exige a retirada do soro, o ideal é misturar o conteúdo da lata antes de utilizá-la.

“Já o creme de leite em caixinha, é ideal para receitas que precisam ser fervidas, pois ele não talha com o calor. Essa versão do alimento é indicada para o preparo de pudins, caldas, ganaches e outras sobremesas. Na verdade, o que faz esse creme de leite talhar é a acidez de ingredientes como vinho ou molho de tomate”, explica Carolina.

Cuidados com o consumo – Ao optar pela versão em lata, deve-se atentar a embalagem, já que o produto pode estar contaminado por botulismo, bactéria que causa que causa intoxicação alimentar: “Se for lata, as duas faces precisam estar retas ou levemente voltadas para dentro. Se ela estiver estufada ou amassada, o produto pode estar contaminado”, alerta a nutricionista.

Além disso, os cremes de leites devem ser evitados pelas pessoas que possuem alergia ao leite ou intolerância à lactose, tendo como alternativa os cremes de leites de soja, que garantem a mesma consistência das receitas.

Veja mais