Preparar sopas, cremes e caldos nutritivos é uma ótima dica para quem gosta de jantar pratos mais leves e saudáveis. A melhor parte é que sempre dá para inventar combinações novas (com diferentes legumes, verduras e especiarias) que ficam deliciosas. Para te incentivar a comer bem, nós separamos uma receita de creme de legumes com aveia feita com ingredientes orgânicos e integrais da Taeq. Além de nutritivo, esse creme é uma ótima opção para aquecer nos dias mais frios. Que tal experimentar?
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola com a aveia;
Acrescente os legumes picados e tempere com sal, pimenta, páprica e curry;
Cozinhe mexendo sempre até começar a dourar;
Ferva o caldo de legumes e vá acrescentando aos poucos;
Tampe a panela e deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios;
Deixe amornar e bata no liquidificador;
Leve o creme à mesma panela para aquecer;
Em uma frigideira, toste a aveia com as sementes de girassol;
Sirva o creme em um bowl, decore com as sementes tostadas e as folhas de salsa.
Aveia integral ajuda no funcionamento do intestino e no controle do colesterol
Por ter um alto teor de fibras em sua composição, a aveia integral traz vários benefícios ao organismo. Além de auxiliar no funcionamento do intestino (garantindo uma boa digestão), esse cereal contribui para o controle do colesterol, do índice glicêmico, funciona como fonte de energia e ajuda a fortalecer a imunidade. Por isso, a nossa sugestão é usar aveia integral no preparo de cremes, molhos, vitaminas, smoothies e diferentes receitas no dia a dia.
Abóbora é fonte de carotenoides, vitaminas A, C e fibras
Nativa da América do Sul, a abóbora é um fruto altamente nutritivo, muito usado no preparo de sopas, caldos, cremes e saladas. Além de ser fonte de fibras (importantes para a digestão), ela concentra um alto teor de carotenoides - pigmentos com ação antioxidante que ajudam a fortalecer a imunidade. A abóbora também é rica em vitaminas A, C e minerais importantes para o funcionamento do organismo.
Cenoura é rica em betacaroteno (precursor da vitamina A), vitaminas do complexo B, fibras e minerais
Pertencente ao grupo das raízes, a cenoura se destaca por ter grande concentração de betacaroteno - pigmento natural com ação antioxidante e precursor da vitamina A. Por conta disso, ela ajuda na saúde dos olhos e do sistema imunológico. Outro ponto interessante da cenoura é que ela é fonte de vitaminas do complexo B (importantes para a saúde do sistema nervoso), de fibras e minerais como ferro, potássio e cálcio.
Mandioquinha (ou batata-baroa) é rica em fibras e funciona como importante fonte de energia
Também chamada de batata-baroa ou batata-salsa, a mandioquinha é um tipo de tubérculo bem saboroso e nutritivo - ótimo para o preparo de purês, cremes, sopas e caldos. Além disso, esse tipo de batata é rica em carboidratos, atuando como importante fonte de energia, e em fibras, que garantem o bom funcionamento do aparelho gastrointestinal.
Inhame ajuda a fortalecer a imunidade e faz bem para o coração
Que tal preparar mais receitas com inhame no dia a dia? Esse tubérculo é ótimo para fortalecer a imunidade, pois é fonte de antioxidantes, vitaminas do complexo B, C e minerais indispensáveis. Além disso, o inhame ajuda a prevenir possíveis doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Isso porque ele ajuda a controlar o colesterol - atua reduzindo os níveis de homocisteína, aminoácido que aumenta o LDL (colesterol ruim). Interessante, né?