Creme de brócolis

Fácil
25 minutos
4 porções
Creme de brócolis

Por ser um alimento tão versátil, existe uma infinidade de receitas de brócolis por aí. O arroz com brócolis, por exemplo, é perfeito para um almoço saudável em família. Já a pizza de brócolis é uma ótima opção para um lanche diferenciado. Enquanto isso, o creme de brócolis é aquela receita ideal para o inverno. Muito fácil de ser preparado, o creme vai bem sozinho ou como acompanhamento de pratos principais. O alimento conta com todos os benefícios do brócolis e ainda tem o sabor especial de especiarias que fazem toda a diferença. Aprenda a seguir como fazer um creme de brócolis delicioso para você se esquentar nos dias mais frios.

Preparo

Descongele os brócolis de acordo com as instruções da embalagem.

Em uma panela, aqueça o óleo de coco e refogue o alho e a cebola até murchar.

Junte os brócolis, despeje o caldo de legumes e acrescente o ramo de alecrim.

Deixe cozinhar até os brócolis começarem a desmanchar.

Tempere com sal e pimenta, desligue o fogo e retire o ramo de alecrim.

Espere amornar e bata tudo no liquidificador até formar um creme.

Volte o creme à panela para reaquecê-lo e acrescente as raspas de limão.

Distribua em 4 bowls e sirva em seguida.

Dica: sempre que cozinhar legumes, guarde o caldo para usar em outras receitas como esta. Ele pode ser refrigerado ou congelado.

Benefícios do brócolis, um dos vegetais mais nutritivos que existe

Explicar quais os benefícios do brócolis para a saúde não é um trabalho fácil, pois eles são muitos. Para começar, esse vegetal é extremamente rico em nutrientes, como vitaminas e minerais. A alta concentração de potássio e magnésio ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Já a vitamina K e o ácido fólico atuam no cérebro, melhorando a memória e a capacidade de concentração.

Os benefícios do brócolis não param por aí, pois a planta é rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento das células do corpo. O brócolis ajuda até na produção do colágeno na pele, pois conta com a presença de vitamina C em sua composição. Sabendo quais os benefícios do brócolis, é importante preparar o alimento de forma que nenhum deles seja comprometido. Em alguns modos de preparo, componentes como a vitamina C podem se perder. A maneira mais adequada de como cozinhar brócolis é a vapor, pois nesse processo você evita a perda de qualquer nutriente.

Como cozinhar brócolis: óleo de coco pode ser uma opção mais saudável na hora do preparo

O óleo de coco é uma opção mais saudável para substituir o óleo tradicional na hora de cozinhar brócolis. O motivo é a sua composição de gorduras saturadas de cadeia média, um tipo mais fácil de ser digerido pelo organismo. Por isso, é cada vez mais comum ver esse ingrediente em diferentes pratos, seja em uma receita de brócolis, para grelhar carnes ou até mesmo em receitas de bolos saudáveis.

O óleo de coco é ideal para controlar o peso corporal, uma vez que oferece maior sensação de saciedade e é digerido com mais facilidade. Além disso, tem ácidos graxos e vitaminas, substâncias que contribuem para um maior fortalecimento da imunidade. Essas qualidades aliadas aos benefícios do brócolis fazem com que a receita de creme de brócolis fique ainda mais saudável.

Receita de brócolis com caldo de legumes caseiro une nutrientes de alimentos diversos

Um caldo de legumes caseiro faz toda a diferença não só em receita de brócolis mas em diversas opções de receitas saudáveis. O caldinho reúne diversos legumes e vegetais que não só dão gosto para a comida como também trazem diversos benefícios à saúde. A cenoura, por exemplo, é rica em vitamina A, nutriente fundamental para proteger a visão. Além disso, ela tem alta concentração de beta-carotenos, que protegem a pele dos raios UV.

Já o alho e a cebola são uma grande dupla. Ambos são ricos em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes. Os temperos, como cheiro verde e louro, tem altas concentrações de vitaminas que auxiliam diversos sistemas do corpo. Na hora de preparar o caldo de legumes, é importante ficar atento para não deixar nenhum nutriente se perder no processo. Para isso, não economize em usar todos os talos, sementes e cascas. Quanto mais completo seu caldo de legumes for, mais saudável e saboroso ele também será, deixando o creme de brócolis ainda mais delicioso e nutritivo.

Informações nutricionais

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 133 Kcal = 557 Kj 7
Carboidrato 10g 3
Proteína 3,6g 5
Gorduras totais 9,3g 17
Gorduras saturadas 8,5g 39
Gorduras trans 0g **
Sódio 189mg 8
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 3,5g 14
Vitamina A 36mcg 6
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 104mg 232
Cálcio 60mg 6
Ferro 0,9mg 6
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