Creme de banana

Fácil
40 minutos + 4 horas de geladeira
4 porções
Creme de banana

Se você está procurando uma sobremesa bem leve, saudável e saborosa, veio ao lugar certo! Nós separamos uma receita imperdível de creme de banana com cookies e limão que é uma alternativa bem light para quem está buscando uma alimentação mais saudável. Confira aqui embaixo e aprenda já a fazer!

Modo de preparo

Corte uma das bananas em rodelas e regue com o suco de limão;

No liquidificador, bata a banana com os iogurtes;

Misture as raspas de limão sem liquidificar e reserve a mistura na geladeira;

Corte o restante das bananas em rodelas e, em seguida, aqueça o óleo de coco em uma frigideira antiaderente e doure as rodelas de banana, mas reserve algumas para decorar;

Adicione o açúcar à frigideira e deixe no fogo até derreter, mexendo sempre para não queimar;

Em seguida, use um garfo para amassar as rodelas de banana com cuidado;

Desligue o fogo e misture os cookies esfarelados;

Em copos pequenos, coloque uma camada de banana com cookies e, sobre ela, uma camada da mistura de iogurte;

Leve à geladeira por no mínimo 4 horas;

Antes de servir, decore com as rodelas de banana reservadas e salpique raspas de limão.

Banana é rica em potássio e vitaminas

Muito provavelmente você já ouviu falar em como a banana é uma fonte importante de potássio - mineral que ajuda a manter a saúde da musculatura, dos ossos, dos sistemas nervoso e circulatório. Essa fruta, inclusive, é muito recomendada para a alimentação de atletas, pois ajuda a evitar cãibras e problemas nos músculos.

Mas além disso, a banana também é fonte de outros nutrientes importantes - dentre eles, as fibras solúveis (que prolongam a sensação de saciedade), vitaminas A, C e do complexo B - que se destacam, respectivamente, por melhorarem a saúde dos olhos (evitando doenças relacionadas à visão), pelo fortalecimento da imunidade e do sistema nervoso. Fora que essas vitaminas são importantes antioxidantes.

Limão é uma fruta rica em antioxidantes, vitamina C, ferro e potássio

Pertencente ao grupo das frutas cítricas, o destaque do limão é que ele possui uma grande concentração de antioxidantes - substâncias que combatem a ação dos radicais livres, mantendo as células mais sadias e evitando o envelhecimento precoce. Por isso, essa fruta faz muito bem para a saúde da pele, dos cabelos e do sistema imunológico (por conta da forte presença de vitamina C).

Outro benefício do limão é que ele também possui minerais importantes, como o ferro e o potássio. O primeiro, por exemplo, é fundamental para o transporte de oxigênio pelo sangue. Ele previne a anemia e afasta sintomas como fadiga e dores de cabeça. Já o potássio, como já citamos, é um mineral que ajuda a garantir a saúde dos músculos. Nessa receita, nós usamos tanto o suco do limão quanto raspinhas da casca - muito saborosos e benéficos!

Iogurte é importante fonte de cálcio

Como todo bom derivado do leite, o iogurte tradicional é uma fonte importante de cálcio - mineral que ajuda a manter a saúde da estrutura óssea, dos dentes, músculos e também do sistema nervoso. Mas além disso, esse alimento auxilia no sistema digestivo. Afinal, o iogurte é conhecido por favorecer a atuação das "bactérias do bem" no nosso intestino.

Óleo de coco é rico em vitaminas, tem efeito anti-inflamatório e propriedades hidratantes

A melhor parte do óleo de coco, sem dúvidas, é o fato de que ele pode ser usado para diferentes finalidades - preparar receitas, hidratar a pele e até mesmo os cabelos. Ele é um alimento rico em vitaminas (A, E e K, por exemplo), antioxidantes e substâncias que surtem um efeito anti-inflamatório. Além disso, ele é muito nutritivo, fornece energia para o corpo e tem propriedades altamente hidratantes.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 332Kcal ou 1394Kj 17
Carboidrato 48g 16
Proteína 5g 7
Gorduras totais 13g 24
Gorduras saturadas 5g 23
Sódio 78mg 3
Colesterol 10mg 3
Fibra alimentar 3,5g 14
Vitamina A 30mcg 5
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 10mg 22
Cálcio 100mg 10
Ferro 0,7mg 5
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Receitas:
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