Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cozinha mediterrânea: o que é? Descubra os benefícios dessa culinária saudável
Guia Culinário 27/12/2017

Cozinha mediterrânea: o que é? Descubra os benefícios dessa culinária saudável

Cada vez mais o mundo volta as suas atenções para o que come. A busca pela alimentação saudável faz com quem receitas tradicionais ganhem novas versões e a culinária de alguns países se destaque por pratos mais coloridos, equilibrados e menos calóricos. É o caso da cozinha mediterrânea, gastronomia de países banhados pelo mar Mediterrâneo e que é baseada em alimentos mais leves e naturais e que e virou mania entre as pessoas que fazem dietas de emagrecimento.

A cozinha mediterrânea ou culinária do mediterrâneo, como também é chamada, começou em países da Europa, Ásia e África, principalmente Itália e Espanha, Grécia, Israel e Egito. Essa alimentação consiste em diminuir o consumo de gordura e aumentar o consumo de alimentos naturais no dia a dia, principalmente a ingestão diária de peixes e outros frutos do mar, oleaginosas, leites e derivados cereais, leguminosas e óleos vegetais saudáveis, como azeite de oliva ou óleo de coco, que melhoram a saúde do coração.

“Essa cozinha é conhecida por abdicar dos produtos industrializados, optando sempre por produtos naturais, orgânicos e frescos de cada estação do ano, tais como os peixes, oleaginosas, legumes, grão de bico e lentilha”, reitera a nutricionista Carine Rodrigues

6 benefícios da cozinha mediterrânea para a sua saúde

1 – Prevenção de doenças: Por dar preferência por alimentos naturais e orgânicos, os adeptos da culinária mediterrânea diminuem os riscos de doenças, já que os produtos são livres de agrotóxicos, reduzindo assim as chances de desenvolver o câncer, por exemplo.

2 – Aumenta a ingestão de fibras: Rica em legumes e vegetais, essa culinária é uma boa fonte de fibras alimentares para a alimentação. Esse nutriente é importante para melhorar o funcionamento do intestino, prevenir a constipação e também atua contra as doenças cardiovasculares, auxiliando no funcionamento do coração.

3 – Melhora a saúde da pele: Por ser composta por alimentos ricos em agentes antioxidantes, a cozinha mediterrânea diminui as ações dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e reduzindo o aparecimento de acne, rugas e outras marcas de expressão que afetam a pele.

4 – Faz bem ao cérebro: As oleaginosas presente nessa cozinha, como castanhas, nozes, amêndoas e outras, são ricas em ômegas 3 e 6, ácidos graxos responsáveis por melhorar a nossa capacidade cognitiva, prevenindo a degeneração, melhorando a memória e prevenindo doenças como Mal de Alzheimer e Parkinson que atacam o nosso sistema nervoso central.

5 – Ajuda a emagrecer: As fibras alimentares encontradas nos alimentos da culinária mediterrânea garantem a saciedade de forma mais duradoura, impedindo os lanchinhos no meio da tarde e a ingestão de alimentos por “olho grande”, favorecendo assim a perda de peso gradual e natural.

6 – Proporciona bem-estar ao coração: Os alimentos naturais, como as oleaginosas, por exemplo, possuem ação antioxidante no corpo, sendo perfeitas para diminuir os níveis de colesterol no sangue e melhorar a saúde do músculo cardíaco, prevenindo o infarto e/ou arritmias.

Estilo de vida também é importante na dieta mediterrânea

Além disso, todo esse processo alimentar deve ser aliado com a prática diária de atividades físicos, seja uma simples corrida, caminhada ou qualquer outro esporte de sua preferência, para assim, garantir a perda de peso saudável.