Cores das frutas: descubra o que cada uma delas representa para o seu organismo

Os nutrientes das frutas podem ser observados através das suas cores, já que cada uma tem um benefício que se reflete na nossa alimentação
Os nutrientes das frutas podem ser observados através das suas cores, já que cada uma tem um benefício que se reflete na nossa alimentação

Vermelho, amarelo, laranja, verde... São muitas as opções de cores de frutas, tanto que elas são muito usadas para completar a decoração de bolos e doces variados. Mas você já parou para pensar que, assim como ocorre com os legumes, esses tons têm uma função específica no nosso organismo? É porque cada tonalidade é resultado de uma substância que está presente na composição - e que, além da pigmentação, também age de diferentes maneiras no corpo. Pensando nisso, para você entender as vantagens que cada uma pode entregar para a sua saúde, separamos uma lista com algumas frutas e o que cada cor diz sobre elas.

Uvas e amoras: antocianina presente nas frutas de cor roxa combate o câncer e faz bem para o coração

As uvas e amoras, assim como as demais frutas roxas, apresentam uma substância chamada antocianina em sua composição. Além de ser responsável pelo pigmento arroxeado desses alimentos, ela ajuda a combater o câncer, retarda o envelhecimento precoce e diminui a incidência de problemas relacionados ao coração devido à sua ação antioxidante.

Tomate, melancia e morango: licopeno das frutas de cor vermelha melhora a resistência à insulina

A substância responsável pela cor avermelhada de frutas como tomate, melancia e morango é o carotenóide licopeno. Assim como a antocianina, ele também combate os radicais livres que causam câncer e problemas no sistema cardiovascular - mas não para por aí: o pigmento também aparece como um aliado dos diabéticos por ter a capacidade de melhorar a resistência à insulina. Completando a composição dessas frutas e outras de tom vermelho temos vitaminas - como as do complexo B, que fazem bem para o sistema nervoso - e sais minerais.

Laranja, pêssego e manga: vitamina C e betacaroteno são as principais substâncias das frutas de cor amarela ou alaranjada

O antioxidante betacaroteno é o pigmento que confere o tom amarelo ou alaranjado a frutas como laranja, pêssego e manga. Dentre os seus benefícios para a saúde está a melhora do sistema imunológico e uma melhor absorção da vitamina A, que faz bem para os olhos e ajuda a fortalecer os ossos.

Outro importante componente dessas e outras frutas de cor amarela ou laranja é a vitamina C, que é responsável por regular o metabolismo e melhorar cabelos, unha e pele ao contribuir para o aumento da formação de colágeno.

Banana e pera: flavonoides das frutas de cor branca controlam o colesterol e aumentam a energia

A alta concentração de flavonoides e de vitaminas do complexo B é o que mais se destaca entre as frutas de cor branca - como é o caso da banana e da pera. Eles fazem bem para a saúde do coração por ajudarem a controlar os níveis de colesterol no sangue e por darem mais disposição ao corpo - já que o aumento de energia está entre seus principais benefícios. E ainda tem mais: as frutas brancas também são recomendadas para fortalecer os ossos e os dentes por contarem com uma grande concentração de cálcio e potássio.

Kiwi e abacate: frutas de cor verde contam com a ação detox da clorofila

A cor verde de frutas como kiwi e abacate é resultado da presença da clorofila. Essa substância - que é um pigmento sintético presente nos cloroplastos das plantas - traz benefícios para cabelo/pele e tem uma espécie de função detox, já que ajuda a eliminar impurezas do organismo. Mas vale destacar que esse não é o único detalhe que se destaca nas frutas de cor verde: elas também são ricas em fibras e fonte de minerais, como fósforo e ferro.

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