Cores das frutas: descubra o que cada uma delas representa para o seu organismo

Os nutrientes das frutas podem ser observados através das suas cores, já que cada uma tem um benefício que se reflete na nossa alimentação
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Vermelho, amarelo, laranja, verde... São muitas as opções de cores de frutas, tanto que elas são muito usadas para completar a decoração de bolos e doces variados. Mas você já parou para pensar que, assim como ocorre com os legumes, esses tons têm uma função específica no nosso organismo? É porque cada tonalidade é resultado de uma substância que está presente na composição - e que, além da pigmentação, também age de diferentes maneiras no corpo. Pensando nisso, para você entender as vantagens que cada uma pode entregar para a sua saúde, separamos uma lista com algumas frutas e o que cada cor diz sobre elas.

Uvas e amoras: antocianina presente nas frutas de cor roxa combate o câncer e faz bem para o coração

As uvas e amoras, assim como as demais frutas roxas, apresentam uma substância chamada antocianina em sua composição. Além de ser responsável pelo pigmento arroxeado desses alimentos, ela ajuda a combater o câncer, retarda o envelhecimento precoce e diminui a incidência de problemas relacionados ao coração devido à sua ação antioxidante.

Tomate, melancia e morango: licopeno das frutas de cor vermelha melhora a resistência à insulina

A substância responsável pela cor avermelhada de frutas como tomate, melancia e morango é o carotenóide licopeno. Assim como a antocianina, ele também combate os radicais livres que causam câncer e problemas no sistema cardiovascular - mas não para por aí: o pigmento também aparece como um aliado dos diabéticos por ter a capacidade de melhorar a resistência à insulina. Completando a composição dessas frutas e outras de tom vermelho temos vitaminas - como as do complexo B, que fazem bem para o sistema nervoso - e sais minerais.

Laranja, pêssego e manga: vitamina C e betacaroteno são as principais substâncias das frutas de cor amarela ou alaranjada

O antioxidante betacaroteno é o pigmento que confere o tom amarelo ou alaranjado a frutas como laranja, pêssego e manga. Dentre os seus benefícios para a saúde está a melhora do sistema imunológico e uma melhor absorção da vitamina A, que faz bem para os olhos e ajuda a fortalecer os ossos.

Outro importante componente dessas e outras frutas de cor amarela ou laranja é a vitamina C, que é responsável por regular o metabolismo e melhorar cabelos, unha e pele ao contribuir para o aumento da formação de colágeno.

Banana e pera: flavonoides das frutas de cor branca controlam o colesterol e aumentam a energia

A alta concentração de flavonoides e de vitaminas do complexo B é o que mais se destaca entre as frutas de cor branca - como é o caso da banana e da pera. Eles fazem bem para a saúde do coração por ajudarem a controlar os níveis de colesterol no sangue e por darem mais disposição ao corpo - já que o aumento de energia está entre seus principais benefícios. E ainda tem mais: as frutas brancas também são recomendadas para fortalecer os ossos e os dentes por contarem com uma grande concentração de cálcio e potássio.

Kiwi e abacate: frutas de cor verde contam com a ação detox da clorofila

A cor verde de frutas como kiwi e abacate é resultado da presença da clorofila. Essa substância - que é um pigmento sintético presente nos cloroplastos das plantas - traz benefícios para cabelo/pele e tem uma espécie de função detox, já que ajuda a eliminar impurezas do organismo. Mas vale destacar que esse não é o único detalhe que se destaca nas frutas de cor verde: elas também são ricas em fibras e fonte de minerais, como fósforo e ferro.

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