Controlar a fome é fácil: Invista numa dieta rica no mineral Cromo

<strong>Vida saudável:</strong> A principal função do cromo no nosso organismo é tornar mais eficaz o efeito da insulina, ou seja, reduzir os níveis de gordura corporal, aumento da saciedade e menor vontade por ingerir doces.
<strong>Vida saudável:</strong> A principal função do cromo no nosso organismo é tornar mais eficaz o efeito da insulina, ou seja, reduzir os níveis de gordura corporal, aumento da saciedade e menor vontade por ingerir doces.
<strong>Vida saudável:</strong> A principal função do cromo no nosso organismo é tornar mais eficaz o efeito da insulina, ou seja, reduzir os níveis de gordura corporal, aumento da saciedade e menor vontade por ingerir doces.
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Vida saudável: A principal função do cromo no nosso organismo é tornar mais eficaz o efeito da insulina, ou seja, reduzir os níveis de gordura corporal, aumento da saciedade e menor vontade por ingerir doces.
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Caroline Codonho

Consultor:

Caroline Codonho

Formada no Centro Universitário São Camilo, tem 3 pós-graduações: Saúde da Família e Comunidade (IEP Albert Einstein), Fisiologia e Metabolismo Aplicados a Nutrição e Atividade Física (ICB-USP) e Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia (VP/ UNICSUL)

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Quando os níveis de insulina estão altos no organismo é porque a sua função, metabolizar o açúcar no sangue, está desequilibrada. O que isso significa? Fome! Porém, essa vontade descontrolada de comer - um dos maiores problemas enfrentados por portadores da diabetes em suas refeições - pode ser amenizada e precavida com uma dieta regulada ao consumo de um simples mineral: o cromo.

Estudos científicos apontam o cromo como um potencializador do efeito da insulina, equilibrando os níveis desse hormônio no sangue, evitando os ataques de fome. Apesar de o mineral ser um nutriente essencial ao organismo, as nossas células não conseguem produzir esse mineral, por isso, precisamos conseguir seus benefícios através do consumo de seus alimentos fontes.

"A principal função do cromo no nosso organismo é tornar mais eficaz o efeito da insulina, ou seja, reduzir os níveis de gordura corporal, aumento da saciedade e menor vontade por ingerir doces. Se a pessoa for diabético tipo 2 (causado por maus hábitos alimentares e ainda tiver um pouco de produção de insulina sim) é uma boa opção, junto a um plano alimentar que contribua com o seu efeito, para não causar hipoglicemia", disse a nutricionista Caroline Codonho, enfatizando, no entanto, que a substância não é muito indicada para tratamentos de emagrecimento, ao menos que haja uma suplementação adequada.

"É importante frisar que essa alimentação só será eficiente para o emagrecimento se a pessoa tiver uma resistência insulínica. Essa suplementação não pode ser isolada. deve ser aliada ao ajuste do plano alimentar", finalizou.

Benefícios e alimentos fontes de cromo

Quando este mineral está na quantidade certa em nosso organismo, regula a quantidade de açúcar no sangue, evitando os picos de insulina, beneficiando não só quem quer exterminar as gordurinhas, mas também quem têm diabetes ou a síndrome metabólica, que é caracterizada por um grupo de e problemas de saúde como o acúmulo de gordura na cintura e no interior da barriga (visceral), pressão alta, aumento nos níveis de triglicérides, do açúcar no sangue (glicemia), e do mau colesterol (LDL) e ainda a diminuição do bom colesterol (HDL).

Existem alimentos fontes de cromo tais como: brócolis, nozes, fígado, ameixa, maçã com a casca, cereais integrais, queijos, cogumelos, espinafre e até mesmo o vinho. Ainda existem estudos a respeito da quantidade ideal a ser consumida, porém o ideal é que não ultrapasse 200 mcg.

Alimentos ricos em cromo

Segundo o livro Modern Nutrition in health and disease, as melhores fontes de cromo nos alimentos são:

- Carne vermelha: 57mcg cromo (1 bife médio)

- Pão de trigo integral: 42mcg cromo (1 fatia)

- Trigo integral: 38 mcg cromo (2 colheres de sopa)

- Pimenta malagueta: 30 mcg (1 colher de sopa)

- Pão de centeio: 30 mcg de cromo (1 fatia)

- Ostra: 26 mcg de cromo (1 porção)

- Batata: 24 mcg de cromo (1 unidade )

- Gérmen de trigo: 23 mcg de cromo (3 colheres de sopa )

- Pimenta verde: 19 mcg de cromo (1 unidade)

- Maçã: 14 mcg de cromo (1 unidade)

- Banana: 10 mcg de cromo (1 unidade)

- Cenoura: 9 mcg de cromo (1 unidade)

Receitas:
Batata
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