Conhece alguma fruta com Q? Veja espécies supernutritivas

Entre as frutas com Q, destaca-se o quiuí (ou kiwi), que fornece uma grande quantidade de vitamina C e clorofila - dois nutrientes importantes para o sistema de defesa do corpo
Entre as frutas com Q, destaca-se o quiuí (ou kiwi), que fornece uma grande quantidade de vitamina C e clorofila - dois nutrientes importantes para o sistema de defesa do corpo

Que tal experimentar frutas de diferentes espécies para ampliar o cardápio e preparar novas receitas? No Brasil, existem milhares de opções nativas e exóticas altamente nutritivas - ricas em fibras, antioxidantes, ácidos graxos, vitaminas e minerais indispensáveis para o organismo. Então, para incrementar a sua dieta de forma saudável e mais variada, nós preparamos uma lista de frutas com Q pouco conhecidas, bem versáteis e saborosas. Confira!

1. Quina (ou guararoba) é uma fruta amarga rica em antioxidantes, taninos, quininas e outros nutrientes importantes

Nativa do Cerrado brasileiro, a quina é uma planta com propriedades medicinais - muito usada no preparo de chás - que fornece frutas do mesmo nome. Também conhecida como guraroba (que vem do tupi e significa "fruta com gosto amargo"), a quina se destaca por ter um alto teor de antioxidantes, vitaminas e compostos bioativos. Seu grande diferencial, inclusive, é fornecer a substância quinina - alcaloide com ação anti-inflamatória, detox e útil para o tratamento da malária. Além disso, a quina é rica em taninos, substâncias antioxidantes que fazem bem para a saúde da pele e da imunidade. Vale destacar que, além de consumir os frutos, é possível usar a casca da planta para o preparo de chás altamente terapêuticos.

2. Quiuí (ou kiwi) tem alto teor de vitamina C, clorofila e pode ser usado no preparo de doces

Pequeno, de formato arredondado, com casca peludinha e uma polpa verde, suculenta e bem saborosa, o quiuí (ou kiwi) é uma fruta exótica que rende ótimas receitas. Além de ter um alto teor de fibras - nutrientes que auxiliam na digestão -, ele é rico em vitamina C e compostos antioxidantes que ajudam a fortalecer o organismo contra gripes e resfriados. Outro diferencial dessa frutinha é que ela fornece clorofila - pigmento antioxidante que faz muito bem para a saúde da pele. Aqui, a nossa dica é incluir o quiuí no preparo de sucos, saladas, sorvetes, picolés, geleias e outros doces bem saborosos.

3. Quixaba é uma árvore frutífera indicada para o preparo de chás e sucos

Muito usada para fins medicinais, a quixaba é uma planta típica da Caatinga brasileira que fornece frutas redondas e roxo-escuras de mesmo nome. Embora seja mais usada no preparo de chás terapêuticos (por conta da casca da planta, que tem ação antioxidante, anti-inflamatória e cicatrizante), suas frutas também são nutritivas, ricas em vitaminas, e podem ser incluídas na dieta.

Bônus: Quiabo é um fruto rico em fibras, vitaminas A, C e minerais indispensáveis

Você sabia que o quiabo é nativo da África? Embora não seja propriamente uma fruta, ele é um fruto em formato de cápsula com pequenas sementes e se destaca por ser altamente nutritivo - rico em fibras, vitaminas A, C e minerais como o cálcio. Por isso, inclusive, é considerado um grande aliado do sistema imunológico. Diferentemente de outras frutas, o quiabo costuma ser usado no preparo de receitas salgadas, como refogados e saladas, rendendo ótimos acompanhamentos para carnes, por exemplo. Vale a pena incluí-lo na dieta!

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