Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça os tipos de milho mais comuns e as melhores formas de consumi-los
Guia Culinário 01/02/2019

Conheça os tipos de milho mais comuns e as melhores formas de consumi-los

Parando rapidamente para pensar em pratos típicos do nosso país é fácil perceber a constante presença do milho. Afinal, ele é o principal ingrediente de diversos doces e salgados, como a pamonha, a canjica e a pipoca. Mas você já percebeu que essas receitas utilizam diferentes espécies do cereal? Pois é, e além de cada uma ser usada em um tipo de prato os valores nutricionais também se diferenciam um pouco. Quer entender melhor as vantagens de cada milho e onde usá-los? Então confira!

Milho verde pode ser subdividido entre milho doce e milho amarelo

O milho verde nada mais é do que o que você come na rua ou prepara em casa. A grande questão é que ele pode ser subdividido em duas categorias diferentes: o milho doce e o amarelo. O primeiro, como o próprio nome indica, tem um sabor mais adocicado, e por isso é fácil encontrar quem aprecie o seu consumo. Ao mesmo tempo, isso apenas mostra que ele possui mais açúcar que os demais – algo que ocorre porque o milho é colhido antes que seus grãos endureçam e esse açúcar vire amido. Lembrando apenas que esse é um açúcar natural do cereal, e por isso pode sim ser consumido por diabéticos.

O milho doce é, inclusive, o comprado enlatado no mercado, usado muitas vezes com a ervilha no preparo das mais diferentes receitas. Também aparece como acompanhamento em diferentes pratos, como cachorro-quente, e pode ser usado para preparar outros ingredientes, como pastas e patês.

Tudo bem, mas e o milho amarelo? Bem, esse é a espiga que você compra no mercado e muitas vezes cozinha para comer com sal e manteiga. Seus benefícios acabam sendo um pouco melhores que o milho doce por ser mais facilmente encontrado em sua forma natural, e não apenas industrializada. Inclusive, se o milho for orgânico melhor ainda, porque isso significa que ele não possui agrotóxicos.

De uma forma geral o milho é rico em fibras, o que significa que ajuda o sistema digestório a funcionar melhor e evita problema como a constipação, além de dar a sensação de saciedade, impedindo a compulsão alimentar. O cereal também é fonte de carboidrato, o que significa que dá mais energia para o corpo. Além disso, possui antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico e ainda evitam o envelhecimento precoce.

Milho branco é usado para fazer canjica

Talvez você nunca tenha visto uma espiga de milho branco, mas provavelmente já consumiu os seus grãos. Isso porque é a partir dessa espécie que é preparado um dos pratos mais típicos do Brasil: a canjica (também chamada de mungunzá em algumas regiões). Embora se trate de um cereal, assim como os outros tipos de milho ele não possui glúten, e por isso a receita característica de festas juninas pode ser consumida por celíacos.

Outros benefícios que merecem destaque desse alimento são a forte presença de proteínas e de vitaminas do complexo B, que por sua vez dão mais energia para o corpo e colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso. Também aumenta os níveis colesterol bom (HDL) enquanto baixa os do ruim (LDL).

Milho de pipoca é rico em fibras

Por fim temos o milho de pipoca, que como o próprio nome indica é usado para fazer esse delicioso snack. O ideal é prepará-lo no micro-ondas, pois assim não é necessário usar óleo, tornando o alimento mais saudável. Ah, e pipocas doces também podem ser saudáveis, viu? Para isso a dica é usar açúcar demerara ou de coco no seu preparo.

Embora seus benefícios não sejam muito diferentes dos do milho verde, é importante frisar que a casquinha da pipoca é riquíssima em fibras, por isso evite retirá-la. Além disso, as fibras também ajudam a controlar a diabetes por ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Ao mesmo tempo, é bom não exagerar, porque embora embora seu índice glicêmico seja baixo não se pode dizer o mesmo de sua carga glicêmica.

Produtos relacionados