Conheça os principais tipos de abóbora e as vantagens de cada um deles

Cada tipo de abóbora conta com uma vantagem específica - para o cardápio e para a saúde
Cada tipo de abóbora conta com uma vantagem específica - para o cardápio e para a saúde

A abóbora, também conhecida como "jerimum", é um dos alimentos mais versáteis na cozinha - afinal, pode ser aproveitado por completo e em diversas preparações, tanto doces quanto salgadas. No entanto, além da versatilidade e do sabor inconfundível, ela também entrega vários benefícios para a saúde - como melhora do humor e aumento da sensação de saciedade no organismo por ser rica em fibras.

Mas você sabia que existem vários tipos diferentes de abóbora? Veja a lista com os principais deles e os benefícios de cada um:

1. Moranga

De cor alaranjada, a abóbora moranga é conhecida pelo famoso prato "camarão na moranga", mas também é muito usada para refogados e sopas. Rica em potássio, ela faz bem para os ossos e dentes, ajudando a evitar problemas como artrite e artrose. Além disso, ela também aumenta a sensação de saciedade no organismo por ser rica em fibras e garante mais energia por ter uma porcentagem de proteína em sua composição.

2. Abóbora seca

A mais versátil das abóboras, a abóbora seca - que é amarelada e redonda - pode ser usada em preparações doces e salgadas, e até mesmo suas sementes podem ser consumidas como petisco. Com poucas calorias e rica em nutrientes essenciais - como vitaminas, minerais, carboidratos e fibras -, ela conta com vários benefícios, como defesa do sistema imunológico, redução do colesterol, redução do estresse e diminuição dos riscos de câncer devido à sua ação antioxidante.

3. Abobrinha

Além de versátil e saborosa, a abobrinha também tem vantagens para a saúde! Fonte de vitaminas do complexo B, ela ajuda a garantir um bom funcionamento do sistema nervoso central e imunológico, além de também fazer bem para a circulação. Mas seus benefícios não param por aí: essa versão da abóbora também tem poder antioxidante, favorece diabéticos por diminuir os níveis de açúcar no sangue e ainda conta com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.

4. Japonesa ou cabotía

Muito usada para o preparo de massas, caldos e sopas, a abóbora japonesa, ou cabotía, é o tipo mais indicado pelos nutricionistas. Isso porque, dentre todas as diferentes versões da abóbora, ela é a que apresenta uma maior quantidade de vitamina A - nutriente que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do tecido da pele, além de também melhorar a visão, fortalecer ossos e dentes, e ser um poderoso antioxidante.

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