Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça os 5 esportes mais populares do mundo
Movimente-se 11/08/2021

Conheça os 5 esportes mais populares do mundo

Você já parou para pensar quais são os esportes mais populares do mundo? Tudo bem que o futebol – que faz tanto sucesso no Brasil – já é unanimidade em termos globais. Mas e quanto a outras modalidades esportivas que também são bastante praticadas? Será que você sabe quais são as principais? Para matar a sua curiosidade, nós fizemos uma lista dos 5 esportes mais populares (praticados e assistidos) ao redor do planeta. Dá uma conferida!

1. Futebol é o esporte mais praticado no mundo

Quando se fala em esporte mais popular do mundo, o futebol ganha o primeiro lugar disparado. Além de fascinar pessoas de todas as idades no mundo todo – sendo massivamente praticado e assistido -, o esporte emprega milhões de funcionários em todo o planeta. A pesquisa “Big Count 2006”, realizada pela FIFA, por exemplo, revelou dados que mostram a grandiosidade do futebol. De acordo com o estudo, no ano de 2006 existiam 265 milhões de jogadores e jogadoras, pelo menos 5 milhões de árbitros e funcionários e 301 mil clubes ao redor do mundo. Vale destacar que esse número cresce a cada ano e, atualmente, a projeção do esporte é ainda maior.

2. Críquete é um esporte inglês que faz sucesso em diversos países

De origem inglesa, esse esporte que utiliza tacos e bolas – em um esquema semelhante ao do beisebol – também faz bastante sucesso, sabia? Embora não seja tão conhecida no Brasil, a modalidade tem milhões de adeptos ao redor do mundo. Ela é considerada um esporte de elite – mas, ainda assim, é bastante relevante no Reino Unido, na Austrália, em países da Ásia, África e Oriente Médio (principalmente os que foram colonizados pela Inglaterra). Estima-se, por exemplo, que o críquete tenha pelo menos 3 bilhões de fãs ao redor do planeta, levando em conta que faz sucesso em países bem populosos, como a Índia.

3. Hóquei sobre grama tem uma média de 2 bilhões de fãs no mundo

Esporte olímpico bastante praticado em países da Europa, no Canadá, Índia e China, o hóquei sobre grama fica em terceiro lugar na lista de esportes mais populares. Embora seja pouco conhecido no Brasil, ele é bastante relevante para outros países – principalmente os de colônia inglesa.

O jogo tem um funcionamento bem simples: é realizado em um campo, com dois times de 11 pessoas usando tacos e uma bola. O objetivo é marcar o maior número de gols possível, assim como ocorre no futebol. O estimado é que existam ao menos 2 bilhões de fãs de hóquei em campo espalhados pelo mundo. Não é pouca coisa, né?

4. Tênis é o esporte individual mais popular do planeta

O tênis é considerado a modalidade de esporte individual mais popular do mundo e, por isso, ganha o quarto lugar desta lista. Ele é considerado bem completo e exige um grande preparo físico – principalmente para ter agilidade e força nos braços. Embora seja individual, o tênis também pode ser jogado em duplas – categoria que também é uma modalidade olímpica. O esporte é praticado em todos os continentes, principalmente na Europa, Ásia e também na América (em especial, nos Estados Unidos).

5. Vôlei é o segundo esporte mais popular no Brasil

Quem é brasileiro conhece bem esse esporte! Afinal, em terras canarinhas o vôlei perde apenas para o futebol em popularidade. O Brasil, inclusive, é considerado uma grande potência do esporte – tanto em vôlei de quadra quanto de praia, modalidades nas quais os brasileiros costumam brilhar bastante. Mas, além de fazer sucesso por aqui, o vôlei também é bem relevante em países como Itália, Polônia, Rússia e Irã – sendo bastante praticado na América, Europa e Ásia. Estima-se que o esporte tenha quase 1 bilhão de fãs espalhados pelo globo.

Outros esportes populares no mundo: basquete, beisebol, rugby, futebol americano e golfe.