Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça as frutas alcalinas que reduzem a acidez do sangue
Guia Culinário 23/07/2019

Conheça as frutas alcalinas que reduzem a acidez do sangue

Você sabia que existem frutas alcalinas que ajudam a manter o pH do sangue no nível ideal (entre 7,3 e 7,4)? São alimentos que contribuem para a desintoxicação do corpo, reduzem focos de inflamação e, geralmente, são pobres em açúcares. Para que você conheça melhor as frutas que atuam como alcalinizantes, nós separamos uma lista com as principais delas. Confira e as incorpore ao dia a dia de alimentação!

Limão é uma fruta ácida que tem efeito alcalino no organismo

Apesar de ser uma fruta ácida, o limão é considerado um ótimo alcalinizante. Isso porque ele gera um resíduo alcalino no corpo, ajudando a manter o pH do sangue em um nível mais básico. Além disso, vale destacar que essa fruta é fonte de vitaminas e atua como detox, desintoxicando o corpo. Por isso, é fundamental que você a incorpore à rotina de alimentação – pode usar no preparo de sucos, vitaminas, chás, doces e até mesmo como tempero.

Melão tem pH básico, é fonte de vitaminas e minerais importantes

O melão é outra fruta conhecida por ter um pH alcalino, auxiliando a manter a saúde do sistema sanguíneo. Por ter esse efeito alcalino no organismo, ele ajuda a neutralizar a urina (evitando infecções), atua como detox e também é fonte de minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas (A, C e do complexo B). Por isso, ele também é uma das frutas mais benéficas que você vai encontrar.

Abacaxi tem efeito depurativo e alcalino

Pertencente ao grupo das frutas cítricas, o abacaxi também tem um efeito alcalino e depurativo no organismo. Ou seja, ajuda a eliminar as toxinas e a manter o pH básico do sangue. Muita gente acha que o abacaxi – assim como o limão – acaba sendo ácido para o corpo (por conta do sabor). No entanto, ele surte um efeito contrário no sangue. Além disso, é fonte importante das vitaminas A e C e de minerais, como o magnésio.

Melancia tem pH elevado, é rica em fibras e antioxidantes

Outra fruta que faz bastante sucesso é a melancia, conhecida por ser diurética (uma vez que tem alto teor de potássio e água), fonte de fibras (que auxiliam na digestão) e antioxidantes (em especial, o licopeno, que é um pigmento avermelhado). Além disso, essa fruta também possui um pH mais elevado e tem um grande potencial detox, auxiliando na eliminação de toxinas do organismo.

Manga também ajuda a combater a acidez no estômago

Usada no preparo de saladas, sucos e doces, a manga é outra fruta bastante querida e benéfica. Ela é fonte de ferro, cálcio, magnésio, vitamina C e antioxidantes, que combatem os radicais livres. Mas, o que muita gente não sabe é que essa fruta também tem importante papel na manutenção do pH do sangue. Isso porque ela cumpre um papel alcalinizante, ajudando a combater a acidez no estômago e no corpo de uma forma geral. Que tal incorporá-la à sua alimentação?