Conheça as 5 melhores fontes de vitamina K para uma alimentação equilibrada

A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K
A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K
A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K
A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K
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A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K
A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K
A couve-flor é uma das principais fontes de vitamina K

A vitamina K é um dos nutrientes indispensáveis para manter a saúde em dia. Um dos seus diferenciais é o fato de ser usada como um suplemento para tratar bebês recém-nascidos, mas suas vantagens para o organismo não param por aí: além disso, ela também fortalece os ossos por ajudar a fixar o cálcio e ainda melhora a coagulação do sangue.

Dividida em K1, K2 e K3, ela é encontrada de diferentes maneiras: a segunda é produzida pela própria flora intestinal, enquanto as outras duas precisam ser absorvidas por meios externos - a primeira através de alimentos de origem vegetal (verduras e legumes, principalmente, mas também frutas, como ameixas secas, kiwi e morango) e a terceira por suplementos, já que é feita em laboratórios.

Então, pensando em ajudar quem precisa adicionar esse nutriente na dieta, preparamos uma lista com as 5 melhores fontes de vitamina K. Só lembrando que a quantidade recomendada por dia é de 50 gramas, ok?

1. Couve-flor

Além de ser um alimento versátil para adicionar nas refeições do dia a dia, a couve-flor também se destaca por contar com agentes antioxidantes e vários nutrientes importantes para a saúde - como fibras e minerais, por exemplo. Mas, junto esses benefícios, ela também é uma das principais fontes de vitamina K! Pois é, 100 gramas da hortaliça tem aproximadamente 800 mcg da vitamina!

2. Salsa

A salsa entrega vários benefícios para a saúde - como ajudar na retenção de líquidos, controlar os níveis de açúcar no sangue e ainda reduzir a pressão arterial. Mas, junto com tudo isso, também se destaca por ser fonte de vitamina K. E não é pouco: em 100 gramas, calcula-se, em média, 1600 mcg do nutriente.

3. Espinafre

O espinafre já é conhecido por suas propriedades nutricionais. Mas você sabia que ele também é um dos alimentos indicados para o organismo absorver vitamina K? Para cada 100 gramas do vegetal temos aproximadamente 490 mcg da substância.

Quer mais motivos para apostar no ingrediente? Tem! Além da vitamina K, ele também é fonte de ferro e ajuda a combater o câncer por também ter agentes antioxidantes em sua composição.

4. Repolho

Devido à alta concentração de fibras, um dos maiores benefícios do repolho é melhorar a saúde do intestino. Tem quem costume evitá-lo pelo fato de ser um dos alimentos responsáveis por causar gases, mas alguns truques durante o preparo podem ajudar a amenizar esse problema - como fazer um pré-cozimento e adicionar limão ou gengibre para preparar o molho.

O vegetal também faz parte da lista de alimentos que ajudam na absorção de vitamina K: em 100 gramas, calcula-se, em média, 100 mcg do nutriente.

5. Brócolis

O brócolis é um importante aliado para o sistema imunológico e para o coração, já que é fonte de vitamina C e fibras. Além disso, também tem todos os benefícios que acompanham a vitamina K - que aparece em 140 mcg a cada 100 gramas do vegetal.

O melhor de tudo é que não faltam opções para adicionar o brócolis no seu cardápio! Você pode servi-lo cozido no vapor, refogado ou aproveitá-lo para preparar um arroz com um gostinho a mais.

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