Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça 5 tipos de cenoura e as vantagens de cada um deles
Guia Culinário 16/07/2018

Conheça 5 tipos de cenoura e as vantagens de cada um deles

Além de ser deliciosa e aparecer como ingrediente principal em várias receitas – como bolos e sucos detox, por exemplo -, a cenoura é um legume rico em nutrientes importantes para o organismo. Dentre eles, estão as vitaminas A, C e K, e minerais como o ferro, potássio e manganês, que ajudam desde quem quer ter um emagrecimento saudável até quem precisa controlar a pressão arterial.

Mas você sabia que a cenoura de cor laranja, a mais conhecida por todo mundo, não é a única? Esse vegetal pode aparecer com cinco tons diferentes e cada um deles entrega um benefício específico para a saúde. Saiba mais detalhes!

Cenoura laranja tem substância antioxidante que faz bem para a pele e sistema imunológico

Versão mais conhecida do legume, a cenoura laranja é rica em betacaroteno – uma substância antioxidante que, além de ser responsável pelo tom alaranjado do alimento, consegue se transformar em vitamina A depois de ser ingerida. Por causa da presença desse componente, o alimento faz muito bem para a saúde da pele. Além disso, ajuda a manter uma aparência jovem e bem tratada por conta das propriedades antioxidantes e ainda a ameniza doenças que tenham a ver com o excesso de sensibilidade ao sol. Além disso, também é uma importante aliada para fortalecer o sistema imunológico.

Cenoura roxa é boa para o coração e ainda é aliada contra a diabetes

A cenoura de cor roxa também conta com uma substância antioxidante, a antocianina. Responsável por dar o tom arroxeado ao alimento, esse componente confere uma série de benefícios para a saúde – como a melhora do sistema cardiovascular, otimização do fluxo sanguíneo, redução do colesterol ruim e diminuição da quantidade de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Por ser pobre em calorias e ajudar na digestão, é muito indicada para o cardápio de quem deseja se alimentar adequadamente para perder peso.

Cenoura vermelha conta com substâncias antioxidantes que evitam o câncer e problemas de imunidade

A cenoura de cor vermelha apresenta duas substâncias antioxidantes – a antocianina, que também está presente na cenoura roxa, e os carotenoides, responsáveis pela sua pigmentação avermelhada. Por causa dessa dupla, um dos seus principais benefícios é prevenir doenças causadas pela ação dos radicais livres (como o câncer, por exemplo), além de ajudar a regular o sistema imunológico.

Cenoura branca melhora a saúde das artérias

De acordo com os pesquisadores, a cenoura branca é a mais rara entre as cinco diferentes tonalidades do legume. Um dos seus maiores benefícios está na presença dos flavonoides em sua composição – que são compostos que reagem diretamente com os radicais livres para impedir o envelhecimento precoce das células, além de também contarem com ação anti-inflamatória e anticancerígena. Mas não para por aí: esse alimento raro também é recomendado por melhorar a saúde de nossas artérias.

Cenoura amarela traz benefícios para pele e visão

Para terminar, temos também a cenoura amarela – que, diferentemente dos demais tipos do legume, apresenta um sabor mais adocicado. Por contar com os antioxidantes luteína e zeaxantina em sua composição, oferece benefícios para a pele e para a saúde dos olhos, como a manutenção da mácula ocular e prevenção de problemas sérios, como a catarata. Um detalhe curioso é que, dependendo da região do país, ela é conhecida como batata-baroa ou mandioquinha.