Conheça 4 alimentos que são perfeitos para o seu café da manhã

O pão integral é um ótimo substituto do pão branco no café da manhã por ser livre de gorduras e açúcares, além de ser mais nutritivo
O pão integral é um ótimo substituto do pão branco no café da manhã por ser livre de gorduras e açúcares, além de ser mais nutritivo
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O pão integral é um ótimo substituto do pão branco no café da manhã por ser livre de gorduras e açúcares, além de ser mais nutritivo

Não é por acaso que o café da manhã é considerado a principal refeição do dia. Além de nos tirar do desjejum, é ele quem entrega os nutrientes que o corpo precisa para que tenha a energia e a vitalidade necessárias para encarar as tarefas que têm pela frente.

No entanto, para conseguir esse objetivo, não basta se alimentar de qualquer jeito e pronto: é preciso focar na qualidade e apostar nos alimentos certos para que o organismo fique com a quantidade ideal de vitaminas, minerais e fibras que precisa. Confira 4 opções perfeitas para começar o dia comendo bem!

1. Pão integral é alternativa ao pão branco

Quando se fala em café da manhã, a maioria das pessoas logo pensa no pão branco. Mas, por ser tratar de um alimento rico em gorduras e açúcares, ele não é a opção ideal para quem deseja seguir uma alimentação saudável. Sendo assim, em seu lugar, fica a dica do pão integral - que é livre desses componentes prejudiciais para a saúde; é rico em fibras, vitaminas e minerais; e ainda aumenta a sensação de saciedade no organismo.

Para acompanhar o pão, você pode apostar no requeijão - opção mais saudável que a manteiga por ter pouca gordura e ser rico em cálcio e proteína -; no queijo branco; em uma geleia de frutas; ou em pastas caseiras.

2. Tapioca é versátil, combinando com ingredientes doces e salgados

Indispensável no cardápio de quem é mais fit, a tapioca também é muito usada para substituir o pão branco nas alimentações. Feita à base de mandioca e livre de glúten, ela oferece diversos benefícios para a saúde - como redução da pressão arterial devido à presença do potássio; melhora no humor por aumentar a produção de serotonina; e um maior desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos pela presença do ferro, cálcio e vitamina K em sua composição.

Versátil, a tapioca ainda tem a vantagem de combinar com diferentes tipos de recheios, de doces a salgados. Uma dica para que seus benefícios sejam potencializados é apostar em ingredientes ricos em fibras - como banana, batata-doce e morango, por exemplo.

3. Iogurte é rico em proteínas e carboidratos

O iogurte é uma ótima opção para complementar o café de quem quer começar o dia com energia por ser rico em proteínas e carboidratos. Além disso, ele também é indicado para quem segue uma alimentação regrada e saudável por ter pouca quantidade de gorduras e aumentar a sensação de saciedade com a presença das fibras.

Mas atenção: na hora de comprar o alimento, aposte nas versões naturais, desnatadas, funcionais ou light e evite os que contam com grandes quantidades de açúcar.

4. Frutas permitem um cardápio variado para o café da manhã

Para que o corpo receba todos os nutrientes que precisa, as frutas também não podem ficar de fora do café da manhã! Você pode, por exemplo, apostar em uma salada com as suas preferidas, consumi-las "in natura", junto com um pouco de aveia ou linhaça - que também são ótimas para acompanhar o café da manhã pela presença do ômega 3 e das fibras - ou preparar uma vitamina ou suco com uma ou mais delas. Como opção é o que não falta, as frutas provam ser uma das opções mais versáteis para você começar o dia com uma refeição rica em nutrientes.

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