Como usar a piscina a seu favor para se divertir e se exercitar neste verão

Seja sozinho, com os amigos ou em família, o que não faltam são opções para se exercitar na piscina
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Com as altas temperaturas do verão, a piscina vira a melhor amiga de quem não quer sofrer com o calor - depois do ar-condicionado, é claro. Mas, além de usar a água para se refrescar, que tal aproveitá-la para se exercitar e aliviar o estresse do dia a dia? Pensando nisso, separamos algumas opções que vão te ajudar a pensar em possibilidades para aproveitar melhor o seu momento na piscina. Vem conferir!

1. Natação: atividade trabalha músculos e respiração

Nessa época de calor, você pode substituir ou associar a academia à aulas de natação. Além de ajudar quem deseja se manter em forma, a prática é excelente para exercitar todos os músculos do corpo, melhora a respiração e ainda serve para trabalhar a coordenação motora. Pratique ao menos três vezes na semana, com um profissional, para garantir melhores resultados. Mas, se não tiver tempo, pode treinar os diferentes tipos de nados em casa ou disputar com outra pessoa quem atravessa a piscina mais rápido, por exemplo.

2. Hidroginástica: modalidade mistura diferentes exercícios para melhorar força, respiração e coordenação motora

Outra opção para se exercitar tendo a água como aliada é a hidroginástica - que conta com atividades aeróbicas, musculação, dança, alongamento e corrida. Dentre as principais vantagens desse exercício, que deve ser praticado com um profissional, está o trabalho do condicionamento cardiorrespiratório, força, equilíbrio e, assim como a natação, coordenação motora.

3. Basquete de piscina: versão aquática do esporte diverte e ainda mexe com músculos e respiração

Com bexigas ou bola comum, o basquete de piscina segue o mesmo princípio do esporte de quadras: ganha quem fizer mais cestas! Mas, aqui, com a água participando da brincadeira, você trabalha ainda mais a resistência e a respiração - além de se divertir, é claro. Para isso, você pode comprar um kit próprio de basquete aquático ou improvisar a cesta com um balde.

4. Passa a bola: brincadeira ajuda a trabalhar a coordenação motora

Quer uma brincadeira mais simples para envolver as crianças? Então vale apostar no "passa a bola"! Para isso, é só dividir o grupo em duas equipes e fazer o seguinte: tentar jogar a bola apenas para quem está no seu mesmo time enquanto os adversários tentam roubar. É bem divertido e vai trabalhar, principalmente, a coordenação motora.

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