Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como torrar gergelim sem que ele queime
Guia Culinário 08/06/2021

Como torrar gergelim sem que ele queime

Você já tentou preparar gergelim tostado para incrementar suas receitas, mas quando se deu conta as sementes já estavam queimadas? O gergelim faz parte de planos alimentares mais saudáveis, principalmente na culinária asiática, mas nem sempre é apreciado in natura. Por isso, torrar o cereal é uma boa opção para aqueles que querem intensificar o sabor do alimento sem deixar de aproveitar os benefícios das sementes. Veja agora como torrar gergelim sem que ele queime!

1. Não use óleo nem azeite para torrar o gergelim

Usar óleo ou azeite de oliva para torrar o gergelim não é indicado. A gordura não vai tostar o cereal, mas sim fritar as sementes. Isto faz com que o gergelim fique bem gorduroso e impróprio para consumo. Além disso, a gordura pode fazer com que o cereal grude na panela dependendo da temperatura escolhida, o que impossibilita seu uso.

2. Separe uma frigideira, de preferência antiaderente, ou uma assadeira

Em uma frigideira, deposite o gergelim. Caso você tenha uma panela antiaderente, aproveite para usá-la, evitando que seu cereal não queime durante o processo. O ideal é que as sementes estejam bem secas e soltas. Se você precisar lavá-las devido à presença de sujeira e pedras, deixe-as descansar e secar completamente antes de irem ao fogo.

Você pode optar por realizar este procedimento no forno. Sendo assim, disponha o cereal em uma assadeira, também sem óleo ou azeite. Neste caso, preaqueça o forno em 175° para acelerar o processo e não passar do ponto.

3. Deixe as sementes cozinharem até ficarem douradas

O tempo de tostagem não é muito longo e, por isso, é fundamental estar atento para evitar que o gergelim queime. Deixe a frigideira em fogo médio ou baixo e mexa o cereal a cada 2 ou 3 minutos para torrar igualmente os lados. Quando as sementes estiverem douradas, desligue o fogo e deixe esfriar.

Caso você esteja utilizando o forno, mantenha a mesma temperatura do preaquecimento. Sacuda a assadeira a cada 3 ou 4 minutos para distribuir o calor e dourar bem o gergelim. Quando estiverem suficientemente tostadas, remova as sementes do forno e aguarde até que esfriem.

4. Guarde o gergelim tostado em um pote hermético

O gergelim torrado dura bastante tempo, mas tudo depende da forma como ele será armazenado. Após deixar esfriar completamente, passe as sementes para um pote hermético para que fique bem fechado e previna a entrada de bichos ou poeira. A presença de resíduos na vasilha de conserva do cereal pode estragá-lo. Reserve em temperatura ambiente e aproveite o gergelim tostado para compor suas receitas!

Sementes de gergelim podem ser usadas na confecção de pães e empanados saudáveis

O gergelim é um cereal muito versátil que pode ser utilizado em variadas receitas, como na produção de pães e bebidas que fazem uso de sementes. Você também pode usar o gergelim torrado para preparar o óleo de gergelim, muito utilizado no consumo de saladas e na preparação de refeições. Outra forma de consumo é junto a outras sementes em empanados saudáveis, como frangos e peixes.