Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como ter mais tempo? Aprenda 4 passos para organizar melhor o seu dia!
Movimente-se 11/01/2017

Como ter mais tempo? Aprenda 4 passos para organizar melhor o seu dia!

Tempo, tempo, tempo, tempo… A sua única certeza é que ele não para e que nós, na maioria das vezes, estamos sempre correndo atrás dele. Com tantas obrigações da rotina parece impossível conseguir um tempinho livre que seja e ainda executar tudo o que precisamos no dia a dia, não é mesmo? Mas, nada como um pouco de organização para otimizar a vida! Confira algumas dicas essenciais para aumentar o seu tempo e dar conta de tudo o que você precisa na semana!

Um dia tem 24 horas, mas, às vezes, temos a impressão que esse tempo não é o suficiente para realizarmos todas as nossas tarefas. São oito horas de sono, comer de três em três horas, trabalhar, praticar atividades físicas regularmente, estudar e ainda fazer as tarefas de casa… É mesmo possível? Segundo a psicóloga Mariana Massari, com um pouco de planejamento tudo pode ser ajustado de acordo com a individualidade de cada pessoa:

“A rotina depende de muita organização e vale a pena avaliar porque a pessoa não consegue manter a rotina e ter mais tempo livre para relaxar e descansar. O segredo está em priorizar as atividades e se organizar. Anotar tudo o que você precisa fazer, classificar essas coisas e fazer primeiro o indispensável, assim você consegue conciliar tudo o que você precisa fazer”, explica a profissional que separou algumas dicas importantes que podem te ajudar a ter mais tempo livre:

4 passos para ter mais tempo livre e organizar a sua rotina

1 – Faça uma planilha de necessidades: Já no final do domingo, por exemplo, você pode preparar uma planilha, um quadro das obrigações da semana, colocando as atividades que já estão agendadas, como uma reunião do trabalho ou da escola. “Lavar louça, preparar o jantar, ir para o trabalho e ir para a academia são atividades que completam a planilha e ajudam você a organizar para saber o seu tempo livre. Você terá uma visão geral dos seus compromissos, podendo separar o que você vai ter de lazer e de obrigações”, ressalta a psicóloga.

2 – Divida as tarefas: Segundo a profissional, essa é a dica mais importante para ter uma organização do seu tempo: “A gente perde muito tempo querendo fazer as coisas por conta própria, enquanto podemos delegar as tarefas, tanto em casa quanto no trabalho, para ter mais tempo para nós mesmos”, recomenda Mariana.

3 – Otimize o seu horário: É hora de conciliar atividades que podem ter o mesmo “rumo” e controlar melhor o seu tempo: “Por exemplo, você pode encaixar a academia no caminho de volta para do casa, a escola dos filhos de manhã com trajeto para o trabalho. Deixar sempre as atividades engatilhadas para você diminuir o período no trânsito, que é um grande consumidor do nosso tempo”, analisa a profissional.

4 – Pense menos, faça mais: Passamos muito tempo pensando e avaliando o que devemos fazer ao invés de colocar a mão na massa. “Pensar demais faz com que gastamos mais tempo analisando a situação do que colocando em prática o que devemos fazer. É importante organizar as suas atividades melhor no seu dia a dia, mas perdemos tanto tempo procrastinando e pensando deitados: “Tenho que me trocar e ir para a academia”, por exemplo, é muito melhor você levantar e ir do que ficar analisando o que fazer”, finaliza a psicóloga.