Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como ser mais criativo? Aprenda 7 maneiras para desenvolver a sua criatividade!
Guia Culinário 31/08/2016

Como ser mais criativo? Aprenda 7 maneiras para desenvolver a sua criatividade!

Seja talento, inteligência, astúcia ou qualquer outro adjetivo que possamos usar para qualificar uma mente brilhante, ser uma pessoa criativa também requer muito trabalho, persistência e exercícios diários, afinal, tanto no âmbito profissional como no pessoal, inovar é preciso para melhorarmos a cada dia. Mas, como podemos desenvolver esse lado de inspirações em nossas vida?

No dicionário, a definição de criatividade é: “Originalidade; qualidade da pessoa criativa, de quem tem capacidade, inteligência e talento para criar, inventar ou fazer inovações na área em que atua. Essa capacidade de inventar, de criar, de compor a partir da imaginação“.

Segundo o psicólogo Igor Teo, trabalhar a criatividade demanda tempo e, além disso, é preciso entender que outras pessoas também podem ter tido o mesmo pensamento que você. “As ideias criativas raramente surgem repentinamente na cabeça de uma pessoa só. São na verdade resultado de várias conexões e podem levar um relativo tempo para ficarem prontas”, explica.

Quer saber como ser mais criativo? Separamos 7 dicas que vão te ajudar a aflorar as ideias, sendo algumas delas sugestões do próprio Igor Teo. Confira!

7 formas que ajudam a desenvolver o lado criativo

1. Alimentação

Embora essa não seja uma indicação do psicólogo, saiba que uma das melhores maneiras de começar a trabalhar a sua criatividade é através do que você ingere. A deficiência de alguns importantes nutrientes pode estar interferindo na sua memória e na sua criação. Uma dessas substâncias indispensáveis é o ômega 3, aliado da boa forma e da saúde do cérebro, o ácido graxo é responsável por melhorar as funções cognitivas e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do humor e bem-estar. Fontes de ômega 3: salmão, sardinha, sementes de chia e linhaça e nozes.

2. Observação

“Além de observar, converse com outras pessoas. Muitas vezes boas ideias surgem diante de um problema que alguém lhe coloca e você ainda não tinha pensado de determinada maneira. É aquele clique repentino da criatividade, a lampadazinha que acende, mas que é resultado de uma série de outras ideias e conhecimentos que você já vinha acumulando e que passaram a fazer sentido” explica o psicólogo.

3. Conheça a sua área

“Saiba o que já tem de produzido nela, e o que outras pessoas estão fazendo neste momento. Não adianta reinventar a roda. Por isso conheça os caminhos que já foram trilhados. Também é bom estar atento a outras áreas e atividades diferentes. Não para copiar, mas para justamente fazer essas conexões inovadoras. Juntar algo que aprendeu aqui com uma inspiração ali, e pronto, ter uma iniciativa nova” reitera.

4. Mude um pouco a rotina

“É questão de deslocar um pouco do padrão que você já vinha tendo no seu pensamento. Por isso, além de pesquisar, é bom se esforçar para olhar por outras perspectivas. Se você costuma ter uma rotina muito fixa nos seus dias, fazer algo diferente, uma atividade diferente, frequentar outros locais podem contribuir para você aguçar a sua criatividade. Ir ao cinema, ao teatro, a uma exposição de arte, ler outros livros”, ressalta o profissional.

5. Deixe os pensamentos fluírem naturalmente

“Não fique se cobrando tanto para ser criativo. Quando você se exige muito, pode atrapalhar que seu pensamento flua com naturalidade. Muitas boas ideias podem surgir num momento de descontração, quando o lado lúdico da mente está atuando. Mas também seja seletivo. Não é qualquer ideia que vai dar certo. É preciso confrontar uma com outra, e também com a realidade”, destaca Igor Teo.

6. Exercícios práticos podem ajudar

Muitos jogos e exercícios de lógica que ajudam a aprimorar seu raciocínio. Desde as palavras cruzadas, os joguinhos como Tetris e campo minado, até os exercícios de raciocínio lógico que costumam aparecer em testes de QI.

7. Procure ajuda profissional

A psicoterapia também é uma maneira de desenvolver a criatividade, já que partilha-se a forma que vivemos e consequentemente estamos sempre em busca de uma resolução para as adversidades do dia a dia: “Somos indivíduos singulares, temos nossa própria maneira de ser e pensar, e, pela mesma razão, também passamos por experiências singulares. Não há fórmula pronta para resolver nossos problemas, mas cada um deve ser criativo na sua medida para solucionar os problemas da sua vida. É isso que buscamos desenvolver na psicoterapia”, finaliza o psicólogo.

* Igor Teo é psicólogo, psicanalista e escritor. É possível conhecer mais sobre o trabalho do profissional em seu blog: Igor Teo

Publicada em: 31/8/2016
Editada em: 02/10/2020

Veja mais