Como se alimentar no pós-parto? Nutricionista indica o que evitar nesse período

Para o bem-estar da mãe e do bebê, é fundamental criar uma rotina de alimentação saudável no pós-parto, evitando cafeína e bebidas alcoólicas, por exemplo
Para o bem-estar da mãe e do bebê, é fundamental criar uma rotina de alimentação saudável no pós-parto, evitando cafeína e bebidas alcoólicas, por exemplo
Natália Vignoli

Consultor:

Natália Vignoli

Nutricionista funcional e comportamental formada pelo Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), possui especialização em Nutrição Materna e Infantil

Durante o período da maternidade é necessário ter alguns cuidados com a alimentação - tanto na gestação quanto no pós-parto/ amamentação. Existem alguns alimentos, por exemplo, que são contraindicados por serem prejudiciais para a mãe e o bebê e, por isso, devem ser evitados ao máximo. Para saber mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Natália Guimarães, que é especializada em nutrição materna e infantil. Ela nos contou mais sobre os alimentos que devem ser evitados no período pós-parto. Confira!

É importante evitar bebidas alcoólicas e com cafeína

Para montar uma boa rotina de alimentação pós-parto é importante evitar ao máximo algumas bebidas e alimentos. A nutricionista Natália conta quais realmente devem ser cortados da alimentação nesse período. "Os principais alimentos contraindicados para o período pós-parto, considerando que a mulher está amamentando, são as bebidas alcoólicas e as com muita cafeína. Muitas pessoas também pensam que alimentos como feijão, brócolis e chocolate dão gases no bebê. No entanto, não dá para confirmar isso ao certo, pois isso varia muito - ou seja, depende da pessoa e cada bebê pode responder de uma forma", explica.

Evite também alimentos industrializados (com muitos conservantes) e embutidos em excesso, já que eles podem fazer mal ao organismo

Além disso, existem outros alimentos que devem ser evitados no dia a dia, principalmente os embutidos (linguiça, mortadela e presunto, por exemplo) e industrializados, que contêm muitos compostos químicos prejudiciais. "Devem ser evitados os chás mates, verdes, cafés, chocolate (mais por conta de ele ser um estimulante) e a bebida alcoólica. Além disso, balas, guloseimas, gelatinas, adoçantes e embutidos em excesso também devem ser evitados, pois têm conservantes, acidulantes, aromatizantes e ingredientes que não são adequados para esse período", complementa a nutricionista.

É fundamental que a mãe consuma bastante cálcio e ferro nesse período pós-parto

Além de cortar alimentos maléficos (como as bebidas alcoólicas), também é importante que a mãe consuma nutrientes importantes nesse período pós-parto. De acordo com a nutricionista, alguns minerais são essenciais para o fortalecimento do organismo e para a produção do leite.

"Vale destacar que existem alguns pontos que a mãe deve priorizar nesse período pós-parto. Um deles é que a oferta de cálcio deve ser alta, porque o organismo está produzindo leite para o bebê. Então, caso a mãe não consuma cálcio adequadamente, corre o risco de esse mineral sair dos ossos e, assim, o organismo da mulher pode ficar mais fragilizado", conta Natália.

"Outro ponto importante é que a mãe aproveite esse período de amamentação, que ela fica em amenorreia (ou seja, sem menstruar), para adequar a quantidade de ferro. Por conta do parto (seja ele normal ou mesmo cesárea), é normal que haja uma perda maior de sangue, o que pode comprometer um pouco os níveis de ferro no organismo. Por isso, nesse período pós-parto, também é importante enriquecer a alimentação com alimentos que tenham bastante ferro, como carnes vermelhas, beterraba, folhas verde-escuras, entre outras", finaliza a nutricionista.

Receitas:
Chocolate
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