Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 09/10/2020

Como preparar tapioca de diferentes tipos

Quando se trata de preparar um lanche mais leve, rápido e livre de glúten (indicado para celíacos), a tapioca é uma das melhores opções – pode ser recheada com queijo, tomate, frango e até ingredientes doces (frutas, ganache e canela, por exemplo). Para quem não sabe, a goma de tapioca consiste basicamente em uma fécula de mandioca hidratada, é fonte de carboidratos, minerais (como cálcio e ferro) e de uma pequena quantidade de vitaminas do complexo B. Ela pode ser frita, cozida, incrementada com ovo (formando a crepioca) e costuma ser bem rápida de preparar. Para que você se anime a usar mais esse ingrediente na cozinha, nós separamos dicas de como se faz tapioca usando diferentes ingredientes para variar no dia a dia. Confira!

Como preparar tapioca?

A melhor parte de introduzir a tapioca na dieta é que sempre é possível variar em seu preparo – você pode fazer uma receita simples, incrementar com ovos, suco de cenoura ou beterraba (para deixar a goma colorida) e também usar diferentes recheios. Dá uma olhada em 4 receitas bem simples:

1. Tapioca simples

Caso o objetivo seja fazer algo mais prático, a nossa sugestão é preparar uma tapioca simples com o recheio de sua preferência: rodelas de banana com canela, queijo, tomate e orégano ou até mesmo atum com salada. Neste caso, basta colocar a goma de tapioca para fritar em uma frigideira antiaderente e acrescentar o recheio em seguida. É super-rápido de fazer!

Ingredientes

– 3 colheres de sopa de goma de tapioca

– 2 colheres de sopa de queijo cottage Taeq

– 4 tomates cereja cortados ao meio

– Orégano a gosto

Comece colocando a goma de tapioca em uma frigideira antiaderente e espalhe (lembrando que quanto mais você espalhar, mais fina a tapioca ficará). Leve ao fogo baixo e deixe os dois lados fritarem. Em seguida, acrescente o queijo, o tomate cortado, o orégano e feche a tapioca. Tampe a frigideira por 1 minuto para que o queijo derreta e prontinho!

2. Crepioca

Para tornar o lanche mais nutritivo, uma das melhores dicas é apostar na receita de crepioca (feita basicamente com goma de tapioca, ovo e temperos). Essa alternativa também é bem rápida de preparar e funciona como ótima dica de café da manhã – é fonte de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais importantes.

Ingredientes

– 1 colher de sopa de goma de tapioca

– 1 ovo

– 1 colher de requeijão cremoso light Taeq

– Sal a gosto

– Salsinha e pimenta-do-reino moída a gosto

Para preparar, comece batendo o ovo em um bowl com um garfo. Em seguida, acrescente a tapioca e o requeijão e misture bem. Depois, tempere com sal, pimenta e salsinha a gosto, mexendo bem para que a mistura fique homogênea. Leve a massa para fritar em uma frigideira antiaderente redonda (untada com um pouco de óleo de coco, de preferência) e deixe os dois lados dourarem. O resultado fica delicioso!

3. Tapioca com polvilho

Quer aprender como fazer tapioca com polvilho? Neste caso, em vez de usar a goma, você deve preparar a tapioca usando polvilho doce ou azedo. Para hidratar, é necessário usar um pouco de água ou até mesmo um suco de beterraba ou cenoura – que deixa o polvilho colorido e ainda mais nutritivo. O recheio fica por sua conta!

Ingredientes

– 500 g de polvilho doce

– 1 beterraba grande

– 1 xícara de água

– 1 pitada de sal

– Ovos mexidos ou queijo cottage para o recheio

Primeiro, coloque a beterraba picada e a água no liquidificador e bata por alguns minutos, até formar um suco. Em seguida, passe o líquido em uma peneira e reserve. Coloque o polvilho em uma bacia com uma pitada de sal e vá adicionando 1 ½ xícara do suco de beterraba aos poucos. Mexa com os dedos para que a mistura fique uniforme e espere uns 2 minutos para que o polvilho absorva melhor os pigmentos antioxidantes da beterraba. Peneire e leve a massa para fritar em uma frigideira antiaderente e finalize acrescentando o recheio de sua preferência.

4. Pão de queijo de tapioca

Você já pensou em fazer uma receita de pão de queijo de frigideira de tapioca? Além de ser um lanche um pouco mais elaborado, ele funciona como ótima alternativa para os celíacos e é mais simples de preparar do que parece.

Ingredientes

– 3 colheres de sopa cheias de goma de tapioca

– 1 ovo

– 1 colher de mozzarella de búfala Taeq

– 1 colher de sopa de queijo parmesão light ralado

– 1 colher de sopa de requeijão light cremoso Taeq

– Sal a gosto

Comece batendo o ovo em um recipiente de cerâmica, adicione a goma de tapioca e misture bem. Em seguida, acrescente o requeijão, os queijos, o sal a gosto e mexa até que fique tudo bem homogêneo. Leve para fritar em uma frigideira antiaderente e, quando estiver desgrudando do fundo, vire para dourar os dois lados. Você também pode adicionar um pouco mais de queijo, fechar a massa e tampar por cerca de 1 minuto (para que o queijo derreta) e servir em seguida. Fica de dar água na boca!