Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como preparar quinoa? Veja a melhor forma para cozinhar esse grão tão poderoso!
Guia Culinário 08/06/2017

Como preparar quinoa? Veja a melhor forma para cozinhar esse grão tão poderoso!

Conhecido como um grão “superpoderoso” para a nossa saúde, a quinoa faz, cada vez mais, presença importante em nosso dia a dia. Combinada às diversas receitas, tanto doces como salgadas, ela potencializa os nutrientes de qualquer refeição de maneira leve e natural. Mas, você saber como preparar a quinoa da forma mais saudável? Antes de consumir é preciso alguns cuidados para garantir e aproveitar as propriedades integrais do alimento!

A quinoa pode ser encontrada em sua versão em pó – semelhante a uma farinha de quinoa – ou em grão, que deve ser cozido e preparado da melhor forma para incrementar os pratos. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o primeiro passo para ter uma quinoa perfeita é prestar atenção ao tempo de cozimento e na lavagem do grão:

“Lave muito bem a quinoa. Há um revestimento amargo na pequena semente que precisa ser lavado. E quando lavá-la, utilize uma peneira fina para que a água escorra. Na hora de cozer, não cozinhe demais nem coloque muita água! Uma xícara de quinoa com duas xícaras de água é o ideal para ferver. Tampe a penela, reduza o fogo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos”, indica a nutricionista.

Como fazer quinoa? Dois passos antes e depois do cozimento!

1º Passo: Após o cozimento do grão – É necessário tirar todo o excesso de água. A aparência da quinoa deve ser bem clarinha, quase transparente, com linhas brancas em volta. Utilize a mesma peneira que você usou para lavar, para escorrer toda a água.

2º Passo: Depois de escorrer todo o grão – Volte com ele para a mesma panela que você cozinhou. É hora de deixá-la descansar. “Cubra e deixe descansar por mais 15 minutos. Deixando a quinoa na panela quente ela seca, fica mais leve e macia”, analisa Daniella Chein.

Receitas com quinoa: Veja como utilizá-la na sua alimentação saudável

Depois de cozida, é hora de incluir o alimento no seu dia a dia. Uma vez pronta, você pode refogá-la com alho e cebola e substituir o arroz pela quinoa, por exemplo. Que tal? Daniella Chein deixa outras dicas de uso do grão, confira!

Com frutas e leite: Os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou frutas, por exemplo. “Essa é uma maneira de acrescentar mais proteínas, fibras e ferro ao seu café da manhã, nutrientes tão essenciais para o bom funcionamento do organismo”, analisa a nutricionista.

Em sopas: Você pode usar tanto os flocos de quinoa como os grãos para dar um sabor especial às sopas. “Faça a receita normalmente e, quando o prato estiver pronto, acrescente a quinoa por cima. Você também pode bater a quinoa junto dos ingredientes da sopa, formando um creme uniforme”, indica Daniella.

Acrescente no iogurte: Ao colocar quinoa no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas. “Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de quinoa contém 141 calorias”, ressalta a profissional.

Enriquecendo sucos e vitaminas: A quinoa acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos sucos e vitaminas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Além disso, a quinoa dá uma dose extra de fibras para as frutas, que batidas perdem muito desse nutriente, ajudando na saciedade e dando uma força na dieta.

A quinoa substitui a farinha de trigo: Feita por meio da trituração da semente, a farinha de quinoa contém todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. “Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos. Ao trocar a farinha de trigo pela de quinoa, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem muito pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3”, finaliza Daniella Chein.