Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como preparar maxixe: as dicas para usar o ingrediente em receitas deliciosas
Guia Culinário 02/05/2019

Como preparar maxixe: as dicas para usar o ingrediente em receitas deliciosas

Se você chegou nesta matéria é bem provável que já conheça o maxixe. Afinal, embora esse fruto verde possa inicialmente parecer estranho na aparência, ele é muito benéfico para a saúde. O único porém é que nem todo mundo sabe como prepará-lo, e com isso ele acaba sendo apenas consumido in natura ao invés de ser acrescido em outras receitas. Quer saber como usá-lo na cozinha? Então siga as nossas dicas!

Benefícios do maxixe

Antes de mais nada vale a pena destacar os benefícios do maxixe na sua alimentação, caso ainda não esteja convencido de incorporar esse estranho fruto na dieta. Entre as suas vantagens podemos citar que ele é um ótimo antioxidante. Portanto, combate os radicais livres, evitando a oxidação celular e consequentemente o envelhecimento precoce. Além disso, fortalece o sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças.

O maxixe também possui vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo – mineral, inclusive, que também está presente no fruto. É rico em cálcio, fortalecendo ossos e dentes, e em zinco, que auxilia no processo de cicatrização. Por fim, possui vitaminas do complexo B, que de uma forma geral atuam no sistema nervoso, evitando o mal de Alzheimer e outras doenças cerebrais, como a demência.

Consuma sempre o maxixe verde

A primeira dica para quem quer incorporar o maxixe na alimentação é: consuma o fruto sempre verde. Isso porque quando está maduro ele fica mais amargo, além de bem fibroso. Mas não pense que sua forma in natura é a única para consumi-lo! Na verdade é possível prepará-lo de formas variadas, como você vai descobrir nesta matéria.

Como fazer maxixe refogado

Hora de botar a mão na massa na cozinha! Para fazer um maxixe refogado o primeiro passo é remover o excesso de partes pontiagudas na sua casca. Para isso, é só raspá-la com o auxílio de uma boa faca. Não é preciso tirar a casca toda, mas deixar essa área saliente bem baixinha é o ideal. Em seguida, corte em pequenos pedaços (a quantidade fica a seu critério) e reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite até dourar. Depois, acrescente o maxixe, água e sal a gosto. Refogue o fruto por aproximadamente 15 minutos em fogo médio e, caso a água acabe, acrescente mais. Prontinho! Fácil, né?

Maxixe pode ser preparado com outros ingredientes

Agora que você já conhece a forma básica de fazer maxixe refogado, saiba que uma dica para deixar a receita mais gostosa é prepará-la com outros ingredientes. O feito com quiabo é uma das opções mais tradicionais – já que, vale frisar, o maxixe é um ingrediente popular no Norte e no Nordeste, e lá ele não é preparado sozinho. Outra opção é o com carne moída, a diferença é que o fruto é acrescentado apenas quando a carne não estiver mais crua. Na hora de comer também vale a pena servi-lo com frango, feijão tropeiro ou até mesmo jiló. Por fim, há a maxixada, receita tipicamente baiana que conta com carne seca, azeite de dendê, leite de coco e camarão. Vale a pena experimentar!

Fruto também combina com a salada

Já se gostar do ingrediente cru, a dica é servi-lo junto com a salada antes da refeição principal. Para isso, não tem mistério, é só descascá-lo, cortá-lo em pedaços e misturar com outros ingredientes desse tipo de receita, como alface, tomate e rúcula. Fica uma delícia, pode apostar!