Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como preparar broto de bambu e por que acrescentá-lo na dieta
Guia Culinário 19/03/2019

Como preparar broto de bambu e por que acrescentá-lo na dieta

Ao falar em broto de bambu não é muito difícil imaginar um panda se alimentando em algum lugar no interior da China. Mas não pense que esse tipo de refeição é exclusiva a esses ursos ou mesmo a chineses, já que ela também pode estar presente na sua dieta. Inclusive, os benefícios do broto de bambu são muitos, e por isso passar a consumi-los é algo muito bem-vindo. Quer saber mais sobre as suas vantagens e como prepará-lo? Então dá uma olhada:

Broto de bambu ajuda no bem-estar do sistema nervoso

Uma das características mais marcantes do broto de bambu é que ele é rico em vitaminas do complexo B. Essas, de uma forma geral, ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso central, melhorando a memória, garantindo o bem-estar dos neurônios e, ainda, evitando o surgimento de doenças cerebrais – como é o caso do mal de Alzheimer.

Alimento ajuda a reduzir o colesterol ruim

Outra vantagem do broto de bambu é que ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Isso ocorre porque o alimento possui quantidades muito baixas de calorias e gorduras. E, é bom lembrar, o colesterol nada mais é do que um tipo de lipídio, mas que quando está em grandes quantidades no corpo pode gerar o entupimento das artérias e problemas relacionados ao sistema cardiovascular, como é o caso do infarto.

Broto de bambu é rico em diversos minerais

O broto de bambu também pode se orgulhar de ser um alimento rico em diferentes tipos de minerais. O primeiro deles é o ferro, responsável pelo aumento de hemoglobina no sangue. Essa proteína, por sua vez, permite o transporte de oxigênio pelo corpo e, quando está em baixas quantidades, gera a anemia.

Em seguida temos o cálcio, que fortalece ossos e dentes, evitando a osteoporose. Já o fósforo, além de ter uma atuação similar à do cálcio, ajuda a dar mais energia e disposição para o corpo. Por fim, o broto de bambu conta com cobre e manganês. O primeiro ajuda na coagulação sanguínea, além de fortalecer a pele, enquanto o segundo atua no crescimento da estrutura óssea, ajuda na absorção de nutrientes e regula o metabolismo. Apenas é bom lembrar que o excesso de manganês pode ser tóxico, mas pode ficar tranquilo que isso não vai acontecer com quem come uma porção de broto de bambu.

Como preparar broto de bambu

Agora que você já conhece os benefícios do broto de bambu é hora de aprender a prepará-lo! Antes de mais nada, o descasque até que a sua casca tenha saído por completo. Depois, corte tudo em tiras ou rodelas e leve para ferver por 10 minutos. Após esse período, troque a água por uma nova e, quando ferver, mais uma vez jogue-a fora e repita o processo pela terceira vez. Isso é feito para que a sua parte amarga saia. Tem gente, inclusive, que prefere acrescentar um pouco de açúcar na água para ajudar nesse processo. Por fim, deixe o alimento descansar em água fria por algumas horas e pronto! Agora você pode utilizar o broto de bambu no preparo de receitas. Uma dica é usá-lo no lugar do palmito, já que a sua consistência é muito parecida, além de ele ser bem saboroso.