Como preparar agrião? Descubra diferentes maneiras de consumir o vegetal

A salada de agrião com manga picada é uma alternativa saborosa e nutritiva (rica em fibras, vitaminas e minerais) para incluir no cardápio
A salada de agrião com manga picada é uma alternativa saborosa e nutritiva (rica em fibras, vitaminas e minerais) para incluir no cardápio

Incluir vegetais verde-escuros na dieta é uma boa dica para aumentar o consumo de ferro, fibras e vitaminas que fortalecem a imunidade. O agrião, por exemplo, é uma folha que fornece grande quantidade de vitaminas A, C e K, além de ser bem versátil na cozinha - harmoniza com outras folhas, legumes, massas e até carnes. E, para te incentivar a comer esse vegetal no dia a dia, nós separamos dicas de como preparar agrião de diferentes formas. Dá uma olhada!

1. Prepare agrião refogado com temperos

Caso a ideia seja fazer uma receita simples e saborosa, a melhor dica é apostar no agrião refogado com diferentes temperos. Nesse caso, comece lavando bem as folhas e, depois, pique-as com a faca (não se esqueça de também aproveitar o talo na receita). Depois, use uma frigideira para refogar um pouco de alho amassado com azeite. Adicione o agrião e incremente com os temperos de sua preferência: sal, pimenta moída e até mesmo algumas ervas. Quando as folhas murcharem, já pode apagar o fogo e servir o refogado como acompanhamento.

2. Use o vegetal cru em saladas verdes

Para usufruir bem de todos os benefícios do agrião, a nossa sugestão é servi-lo cru (bem lavado) junto com outras folhas, legumes e até mesmo frutas. A salada de agrião, rúcula e manga picada, por exemplo, é uma opção mais sofisticada, rica em ferro, fibras, vitaminas A, do complexo B, C, cálcio, potássio e diversos nutrientes importantes. Caso a ideia seja fazer algo mais simples, em contrapartida, uma boa dica é servir folhas de agrião cruas com tomate picado, azeite, sal e vinagre.

4, Incremente pratos de macarrão e massas com agrião

Quando se trata de fazer massas caseiras mais saudáveis e incrementadas - como espaguete, talharim, penne, lasanha e até mesmo nhoque -, vale super a pena incluir vegetais para dar mais sabor. A receita de macarrão com agrião, por exemplo, é bem fácil de preparar e funciona como opção vegana para variar no cardápio. Nesse caso, o ideal é picar bem as folhas, refogá-las com alho, tomate e diferentes temperos, para depois adicionar a massa já cozida.

5. Experimente receitas de carnes com agrião

Que tal experimentar receitas de carne de panela com agrião e temperos? Nesse caso, basta cozinhar a peça (lagarto, acém, músculo ou o que for) na panela de pressão com água, cebola, tomate e os temperos de sua preferência. No final, acrescente folhas picadas de agrião para que cozinhem um pouco na água e concedam mais sabor ao caldo. Além disso, você também pode incluir o agrião em receitas de carne moída, rabada, quibe caseiro e até em bolos de carne.

Obs.: Você também pode incrementar sanduíches e hambúrgueres (feitos de carne ou veganos) com folhas de agrião e outros vegetais.

6. Faça sopas e caldos com agrião e outros vegetais

Em vez de usar apenas legumes no preparo de sopas ou caldos, também é possível incluir vegetais folhosos (como agrião, rúcula e couve). A sopa de agrião com batata, por exemplo, é rica em fibras, vitaminas, minerais e pode ser feita de forma simples, com poucos ingredientes. Para começar, basta refogar um pouco de cebola e alho picados com azeite, adicionar água, sal, pimenta e batatas cortadas. Deixe cozinhar até as batatas ficarem moles e, então, adicione as folhas de agrião já lavadas e cortadas. Ferva por mais uns minutos e, então, bata tudo no liquidificador ou mixer. Sirva quente com torradas que fica uma delícia!

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