Como ocorre o processo de absorção dos nutrientes? Aprenda a aumentá-lo

Para aumentar a absorção de nutrientes no dia a dia, uma boa dica é tomar suco de laranja durante as refeições - afinal, a vitamina C presente na fruta ajuda o ferro a ser absorvido
Para aumentar a absorção de nutrientes no dia a dia, uma boa dica é tomar suco de laranja durante as refeições - afinal, a vitamina C presente na fruta ajuda o ferro a ser absorvido

Entender como o nosso corpo absorve os nutrientes é um passo importante para quem quer montar uma dieta mais eficiente. Afinal, algumas substâncias podem auxiliar na absorção de outras e, ao levar isso em conta, é possível combinar alimentos que se complementem. Para abordar mais esse assunto, nós preparamos uma matéria falando mais sobre como ocorre o processo de absorção dos nutrientes (vitaminas, minerais, fibras e por aí vai) e como aumentá-lo. Dá uma olhada!

Afinal, como ocorre o processo de absorção dos nutrientes?

É importante destacar que a absorção ocorre quando os alimentos, durante a digestão, são decompostos em moléculas menores para, assim, atravessarem do meio externo (paredes do tubo digestivo, geralmente o intestino delgado) para o meio interno (sangue e linfa, que atuam no transporte e remoção de substâncias em diversas partes do corpo). Esse processo, realizado durante a digestão, é essencial para que haja a absorção de todos os nutrientes - mas, além disso, você sabia que algumas vitaminas auxiliam na absorção dos minerais e vice-versa?

Obs.: Uma curiosidade interessante é que existem várias etapas no sistema digestório que contribuem para a quebra dos alimentos. Ainda na boca, por exemplo, a saliva já inicia o processo de decomposição da comida em moléculas menores. No estômago, o suco gástrico é importante para a quebra das proteínas e o mesmo ocorre no intestino delgado - quando sucos digestivos (produzidos pelo fígado e pâncreas) ajudam a finalizar esse processo de quebra dos alimentos. Todas essas etapas são fundamentais para que, no final, os nutrientes possam ser absorvidos pelo organismo.

Vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro

Para aumentar a absorção de ferro pelo organismo, uma das melhores dicas é consumir vitamina C. Um bom exemplo, inclusive, é a combinação feijoada (fonte de ferro) com laranja (fonte de vitamina C), que dá supercerto. O ácido ascórbico (vitamina C), quando consumido na mesma refeição que o ferro, tende a potencializar bem a sua absorção, pois ele forma o quelato ferro-ascorbato (um estado mais ferroso) que é mais solúvel. Por isso, uma boa dica é tomar sucos de laranja, limão, abacaxi (e de frutas cítricas, de uma forma geral, que são ricas em vitamina C), logo após as refeições.

Vitamina D é importante para a absorção do cálcio

Você sabia que a vitamina D tem a função de transportar o cálcio do meio extracelular para o intracelular? Ou seja, ela é fundamental para a absorção do mineral e, consequentemente, para a saúde dos ossos, dentes e músculos. Vale destacar que, além de consumir alimentos fontes de vitamina D, como peixes, frutos do mar, ovos, leites e cogumelos, também é importante pegar sol com frequência, pois os raios solares são os responsáveis por ativar a produção da vitamina D.

Use azeite na salada para melhorar a absorção de vitaminas e minerais

Quando se trata de aumentar a absorção dos nutrientes, o azeite também pode ser um grande aliado. Ele auxilia na digestão e na absorção das vitaminas e minerais presentes nos legumes, frutos e diferentes vegetais. Por isso, uma boa dica é usá-lo para temperar saladas e diferentes pratos com hortaliças.

Alguns nutrientes podem inibir a ação de outros

Além de fazer combinações que aumentam a absorção de nutrientes, também é necessário evitar algumas misturas que podem ser ruins de certa forma. O cálcio (presente no leite e derivados), por exemplo, pode atrapalhar a absorção do ferro pelo organismo. Por isso, o ideal é evitar essa combinação de nutrientes, principalmente caso você sofra de alguma deficiência nutricional, como a anemia. A cafeína, para quem não sabe, também pode atrapalhar a absorção do ferro e de outros nutrientes. Por isso, não é muito indicado tomar café logo após as refeições. Tomando certos cuidados, é possível garantir uma melhora na absorção dos nutrientes de uma forma geral.

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