Como melhorar a memória comendo melhor




 
Linhaça e frutas deixam seu café da manhã mais completo e sua memória afiada.
Linhaça e frutas deixam seu café da manhã mais completo e sua memória afiada.
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Cuidar da alimentação é a melhor resposta de como melhorar a memória, sabia? Pois é! Se você percebe que vive esquecendo coisas simples do cotidiano ou até mesmo de detalhes mais importantes, saiba que é possível garantir mais saúde para o cérebro através de um cardápio bem selecionado e rico em nutrientes específicos. Nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes para saber o que é bom para memória e como aproveitar melhor os alimentos para turbinar os neurônios. Dá uma olhada!

Como melhorar a memória: consuma orgânicos ricos em antioxidantes

Tudo que comemos afeta o funcionamento do corpo, inclusive o cérebro! Segundo Luciana, o consumo exagerado de carboidratos pode impactar de maneira negativa a saúde cerebral, principalmente quando proveniente de alimentos que liberam altas taxas de glicose. O açúcar refinado e a farinha branca são exemplos de ingredientes que, quando consumidos em grandes quantidades, podem atrapalhar o funcionamento do cérebro e provocar falhas na memória a longo prazo. Então, o que é bom para memória, afinal?

A nutricionista diz que consumir alimentos antioxidantes, ricos em flavonoides, pode ser uma ótima forma de estimular a memória e manter as funções cognitivas em um bom ritmo. Ainda mais para pessoas que estão na meia-idade e sofrem mais com a oxidação das células! "A alimentação influencia como o cérebro trabalha e como mantemos a memória funcionando de forma correta. Alimentos antioxidantes são fundamentais se queremos preservá-la", afirma.

Alimentos para memória: o que consumir no dia a dia

Na lista diária de consumo de alimentos, bom para memória é o que for mais rico em antioxidantes! Luciana sugere o consumo de chá verde, cacau e frutas vermelhas, como uva, framboesa e morango. E não é só isso! De acordo com a profissional, ingredientes ricos em vitamina C e ômega 3 também são boas opções para fortalecer o cérebro. A indicação é investir em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e kiwi; assim como no consumo de peixes, dos tipos salmão, truta e sardinha, ou mesmo oleaginosas, como sementes de chia e linhaça. São todos fáceis de encontrar, né?

Chá para memória: aposte em chá verde para turbinar o cérebro

Está na mão um dos alimentos bons para o cérebro: chá verde! Segundo a especialista, a bebida é excelente para manter a memória a pleno vapor. Se combinada com exercícios para concentração, os resultados são ainda melhores! "Vários estudos mostram que a utilização do chá verde é capaz de prevenir déficits de memória, aumentando as defesas contra os radicais livres e a capacidade antioxidante do corpo, o que contribui para a saúde cerebral", explica.

Outras dicas de alimentos para o cérebro para incluir no cardápio

Luciana destaca também outros alimentos para memória que não podem deixar de fazer parte do cardápio semanal! A nutricionista sugere o consumo de curcumina, encontrada no açafrão; vitamina B12, muito presente em carnes, ovos e leite; e também vitamina E, encontrado em óleos vegetais, nozes e castanhas. "Esses são exemplos de fontes de nutrientes que possuem destaque quando o assunto é deixar o cérebro saudável, pois diminui os processos inflamatórios, melhora a circulação sanguínea e potencializa as funções cognitivas", finaliza.

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