Como incrementar o pão caseiro e deixar o café da manhã mais nutritivo

Passe geleias de frutas ou manteigas saudáveis (de girassol ou ghee, por exemplo) para incrementar os pães caseiros
Passe geleias de frutas ou manteigas saudáveis (de girassol ou ghee, por exemplo) para incrementar os pães caseiros

Um bom café da manhã é composto por frutas, sucos, iogurtes e, é claro, pães macios e saudáveis. Mas, em vez de comprar pães prontos, você já pensou em fazer a massa em casa? Ingredientes como sementes e cereais deixam a receita muito mais saudável e nutritiva - basta preparar a massa usando um pouco de tudo. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos dicas ótimas para incrementar o pão caseiro e emplacar numa dieta mais saudável. Confira e mãos na massa!

Prepare uma massa com farinha de aveia, sementes e oleaginosas

Para começar, você deve preparar a massa do pão usando ingredientes integrais, sementes e oleaginosas. A maioria das pessoas tem o hábito de usar farinha de trigo comum, o que está longe de ser a alternativa mais nutritiva. A farinha de aveia, por exemplo, tem uma maior concentração de fibras minerais (como ferro, cálcio e zinco), além de vitaminas do complexo B - ou seja, vale mais a pena usá-la no preparo do pão.

Uma boa dica é fazer a massa com farinha de aveia, polvilho doce, um pouco de azeite, açúcar mascavo, água morna e outros ingredientes que você preferir (granola, sementes de chia, de girassol, amêndoas e por aí vai). Variando assim no preparo, o pão fica bem mais nutritivo e saudável - não tem erro! Após misturar e sovar bem a massa (até dar liga), basta colocar para assar e prontinho. Se quiser dar uma caprichada a mais, jogue castanhas, nozes ou amêndoas por cima da massa ainda crua - fica uma delícia!

Use manteigas saudáveis e geleias caseiras para rechear

Não é só com o preparo da massa que você deve se preocupar, sabia? Também é importante pensar em recheios e acompanhamentos mais saudáveis para comer de manhã. Você pode fazer uma manteiga de girassol, por exemplo, para passar no pão no lugar da manteiga tradicional. A ghee também é uma boa escolha - não possui lactose ou sódio, é fonte de vitamina A e funciona como uma manteiga bem mais nutritiva.

Outra dica interessante é preparar geleias caseiras por conta própria. Você pode fazer uma receita de frutas vermelhas, abacaxi, laranja ou até de pimenta. Evite apenas usar açúcar refinado para adoçar - nesse caso, recorra ao mel ou melado, por exemplo, que são alternativas mais saudáveis para deixar a geleia docinha.

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