Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 10/10/2019

Como incrementar o pão caseiro e deixar o café da manhã mais nutritivo

Um bom café da manhã é composto por frutas, sucos, iogurtes e, é claro, pães macios e saudáveis. Mas, em vez de comprar pães prontos, você já pensou em fazer a massa em casa? Ingredientes como sementes e cereais deixam a receita muito mais saudável e nutritiva – basta preparar a massa usando um pouco de tudo. Para te ajudar nesse quesito, nós separamos dicas ótimas para incrementar o pão caseiro e emplacar numa dieta mais saudável. Confira e mãos na massa!

Prepare uma massa com farinha de aveia, sementes e oleaginosas

Para começar, você deve preparar a massa do pão usando ingredientes integrais, sementes e oleaginosas. A maioria das pessoas tem o hábito de usar farinha de trigo comum, o que está longe de ser a alternativa mais nutritiva. A farinha de aveia, por exemplo, tem uma maior concentração de fibras minerais (como ferro, cálcio e zinco), além de vitaminas do complexo B – ou seja, vale mais a pena usá-la no preparo do pão.

Uma boa dica é fazer a massa com farinha de aveia, polvilho doce, um pouco de azeite, açúcar mascavo, água morna e outros ingredientes que você preferir (granola, sementes de chia, de girassol, amêndoas e por aí vai). Variando assim no preparo, o pão fica bem mais nutritivo e saudável – não tem erro! Após misturar e sovar bem a massa (até dar liga), basta colocar para assar e prontinho. Se quiser dar uma caprichada a mais, jogue castanhas, nozes ou amêndoas por cima da massa ainda crua – fica uma delícia!

Use manteigas saudáveis e geleias caseiras para rechear

Não é só com o preparo da massa que você deve se preocupar, sabia? Também é importante pensar em recheios e acompanhamentos mais saudáveis para comer de manhã. Você pode fazer uma manteiga de girassol, por exemplo, para passar no pão no lugar da manteiga tradicional. A ghee também é uma boa escolha – não possui lactose ou sódio, é fonte de vitamina A e funciona como uma manteiga bem mais nutritiva.

Outra dica interessante é preparar geleias caseiras por conta própria. Você pode fazer uma receita de frutas vermelhas, abacaxi, laranja ou até de pimenta. Evite apenas usar açúcar refinado para adoçar – nesse caso, recorra ao mel ou melado, por exemplo, que são alternativas mais saudáveis para deixar a geleia docinha.