Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 17/09/2019

Como incrementar a farofa para deixá-la mais saudável e saborosa

É difícil associar a farofa a uma alimentação saudável, né? Afinal, esse prato (que não costuma faltar no churrasco brasileiro) é geralmente preparado com manteiga, bacon, linguiça e, por isso, acaba sendo gorduroso demais. Além disso, a farinha de trigo usada no preparo costuma ser um problema para quem precisa perder peso. Mas, o que muita gente não sabe, é que é possível sim preparar versões de farofa mais saudáveis – basta usar os ingredientes certos. Para te ajudar, nós separamos dicas simples para incrementar a farofa e deixá-la mais saudável. Confira!

Já pensou em incrementar a farofa com cenoura e salsa?

Uma boa dica para incrementar a farofa é adicionar cenoura ralada e também salsinha – dois ingredientes que acrescentam sabor e tornam o prato mais nutritivo. Vale destacar que, em vez de usar a farinha de trigo normal, você também pode usar farelo de aveia no preparo da farofa. Esse ingrediente é mais rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio e ferro.

Para preparar essa farofa, você deve começar fritando o alho, a cebola e a cenoura ralada. Depois, adicione a farinha de aveia, coloque um pouco de sal, pimenta e a salsa, para dar um toque de sabor especial. Fica uma delícia!

Você pode adicionar brócolis para tornar a farofa mais saudável

A maioria das pessoas já experimentou – ou ao menos ouviu falar – no arroz de brócolis, que é feito basicamente com arroz branco, alho, sal e brócolis picados, que dão um tom de verde ao prato e acrescentam muito sabor. Mas, para além do arroz, você sabia que também é possível preparar uma farofa de brócolis dos deuses?

Para começar, você deve cozinhar o brócolis a vapor (para que o vegetal não perca muitos nutrientes) e, depois, cortá-lo em pedaços bem pequenos. Frite o brócolis no azeite com o alho e vá acrescentando a farinha aos poucos. Essa é uma das versões mais saborosas e saudáveis de farofa que você vai encontrar por aí!

Sementes e oleaginosas também são ótimas para incrementar a farofa

Engana-se quem pensa que apenas as hortaliças (como a salsa) e os legumes (como a cenoura) podem incrementar a farofa. As sementes e oleaginosas também são ótimas aliadas nesse caso e podem render receitas deliciosas.

Para quem quer inovar no preparo da farofa, a nossa dica é investir em uma versão com diferentes sementes e oleaginosas – você pode colocar castanhas de caju, amêndoas, sementes de girassol, linhaça e granola salgada, por exemplo.

Tanto as oleaginosas quanto as sementes são fontes importantes de fibras, ômega 3, minerais como cálcio, potássio e magnésio. Por isso, elas são ótimas opções para incrementar a farofa no dia a dia. Outra dica interessante é recorrer a farinhas alternativas para o preparo desse prato, como a de amêndoas e a de coco, que tornam a farofa bem mais nutritiva.

Você também pode preparar uma farofa com grão-de-bico, ervilha e lentilha

Outra dica interessante para inovar no preparo da farofa é usar grão-de-bico, ervilha e lentilha – alimentos altamente nutritivos, fontes de vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, potássio e magnésio. No entanto, esse tipo de farofa acaba sendo um pouco mais difícil de fazer, pois é necessário cozinhar os grãos separadamente para, depois, juntar e formar a farofa. Lembre-se também de caprichar nos temperos e condimentos básicos – como pimenta, alho, cebola e até mesmo cheiro-verde, que dá um toque de sabor diferenciado. E aí, se animou para preparar receitas diferentes de farofa?

Obs.: A farofa de ovo é outra opção bem clássica que a maioria das pessoas já conhece. A nossa dica para incrementar essa receita é adicionar hortaliças (como salsinha e cebolinha) e pimentas para dar um toque diferenciado.