Como germinar grãos para alimentação e quais seus benefícios para a nossa saúde

Entre os benefícios dos grãos germinados, podemos citar a facilidade de digestão e o fortalecimento do sistema imunológico
Entre os benefícios dos grãos germinados, podemos citar a facilidade de digestão e o fortalecimento do sistema imunológico

Quem já ouviu falar sobre os alimentos germinados - também conhecidos como "alimentos vivos" - sabe que eles consistem em grãos e sementes que passam por um processo de germinação no qual se inicia a criação de uma nova plantinha. O que nem todo mundo tem conhecimento é que esses alimentos são ainda mais saudáveis e nutritivos que os grãos que nós encontramos nos supermercados, já que não passam por nenhum processo de refinamento. Para aprender como germinar grãos para a alimentação e conhecer os seus benefícios para a saúde, dá uma conferida na matéria!

Como germinar grãos para a alimentação?

A maior parte das leguminosas e oleaginosas podem ser germinadas em casa e usadas no preparo de pratos quentes como ensopados e guisados. Para fazer isso, basta separar os grãos de sua preferência - como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja, amendoim, quinoa, chia e castanhas - e germiná-los separadamente em um pote de vidro esterilizado.

O passo a passo do processo de germinação é basicamente o mesmo para todos os tipos de grãos: primeiro, você deve deixá-los de molho em um recipiente com água filtrada por mais ou menos 8 horas (alguns grãos podem ficar de molho por até 12 horas). Nessa etapa, o ideal é que o recipiente esteja tampado com um pano de prato e fique reservado em um local escuro que não tenha interferência da luz do ambiente.

Depois das 8 horas, você deve lavar os grãos em água corrente. Essa etapa é importante para remover qualquer resquício de impureza! Por isso, enxágue o alimento por pelo menos 4 vezes seguidas, escorra a água e reserve novamente. Depois, pegue um pote de vidro esterilizado de boca larga, lave com água corrente e preencha com os grãos. Para fechar o recipiente, ponha um pedaço de tela ou coador de voal sobre a boca e prenda com um elástico.

Nesse momento, o vidro vai estar com resquícios da água usada para lavar os grãos, mas ela pode acabar contribuindo para o apodrecimento do alimento. Para resolver esse problema, apoie o vidro em cima de um pote, com a parte de cima levemente inclinada para baixo - em um ângulo de aproximadamente 45°. Assim, as gotículas de água vão escorrer aos poucos, passar pela tela, e o líquido ficará retido no pote que está abaixo. Depois, é só jogar essa água fora ou usá-la para regar alguma planta que tiver em casa. Se precisar, use uma pilha de livros para te ajudar a apoiar o frasco de vidro.

Como os grãos germinam debaixo da terra, é interessante cobrir os frascos com um pano para que o seu interior fique escuro - isso vai facilitar o processo. Para finalizar, enxague os grãos pela manhã e à noite durante 3 dias seguidos (sempre deixando o frasco inclinado para escorrer o excesso de água). Passado esse tempo, eles começarão a germinar a já poderão ser consumidos!

Alimentos germinados aumentam a absorção de nutrientes no intestino

Um dos principais benefícios dos alimentos germinados é o aumento da absorção de nutrientes no intestino! Afinal, as oleaginosas e leguminosas - bem como algumas hortaliças que também podem ser geminadas - já possuem nutrientes como fibras, vitaminas, proteínas e sais minerais antes da germinação. A diferença é que após esse processo, a germinação acaba ativando a atividade de determinadas enzimas, fazendo com que os nutrientes presentes nos alimentos sejam melhor absorvidos.

Grãos germinados também são ricos em antioxidantes, facilitam a digestão, fortalecem o sistema imunológico, ajudam a emagrecer de forma saudável (pois aumentam a sensação de saciedade) e atuam no combate do colesterol "ruim" (LDL).

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