Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer suco de babosa: 4 opções para turbinar seu organismo
Guia Culinário 13/03/2020

Como fazer suco de babosa: 4 opções para turbinar seu organismo

Carinhosamente chamada de babosa, a famosa aloe vera é uma das plantas medicinais que podem ajudar – e muito! – a cuidar da nossa saúde. O gel “milagroso” dentro de suas folhas é um excelente cicatrizante, regenerador celular e anti-inflamatório natural. E uma das melhores formas de aproveitar esse e outros benefícios da planta é preparar um delicioso suco de babosa e turbinar o organismo! Dá uma olhada nessas 4 opções supernutritivas!

1. Primeiro, aprenda a fazer o suco natural de babosa

Fonte de antioxidantes, vitaminas (A, C e E) e sais minerais – como cálcio, magnésio, zinco, potássio e selênio -, a bebida de babosa reúne uma série de nutrientes essenciais para o nosso dia a dia. E ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o suco é bem simples de fazer.

O primeiro passo – um dos mais importantes – consiste em lavar as folhas de babosa na água corrente (esfregando delicadamente toda as suas partes com as mãos), pois assim que a planta é destacada de sua raiz ela secreta um líquido amarelado e tóxico que não deve ser consumido. Preste bastante atenção nele!

Quando as folhas de babosa estiverem lavadas, seque-as com algumas folhas de papel toalha e, com a ajuda de uma faca afiada, corte a casca lateral da folha deslizando a lâmina por todo o seu comprimento até “abri-la”. Em seguida, corte uma camada bem fina da casca superior (de modo a deixar somente o gel de babosa no topo da folha inferior) e descarte.

Com o auxílio de uma colher de sopa, retire a substância transparente e pegajosa da folha (o gel), remova quaisquer resíduos amarelados ou esverdeados que ficarem grudados na parte incolor e coloque somente o gel de babosa no liquidificador. O segredo é bater duas colheres (sopa) do gel (1 folha de babosa) com pelo menos 500 ml de água gelada. Se forem 4 colheres (geralmente 2 folhas de babosa), bata com 1 litro de água e por aí vai.

Por fim, acrescente alguns cubos de gelo e adoce com o açúcar mascavo ou demerara – bem mais nutritivos do que os outros tipos de açúcares.

2. Suco de babosa com laranja

Misturar o suco de babosa com frutas, vitaminas e outros tipos de sucos é uma ótima forma de acumular benefícios! No caso do suco de babosa com laranja, a vitamina C é o nutriente que passa a ter destaque. Para prepará-lo, basta preparar 500 ml de suco de laranja e bater 2 colheres (sopa) do gel de babosa na própria bebida. Depois é só colocar o gelo e o açúcar. Se quiser, triture tudo junto!

3. Suco de babosa com limão

Quando se trata de misturar babosa com limão, você também aumenta a quantidade de vitamina C no suco, mas inclui uma boa dose de fibras e minerais, como o potássio. A preparação do suco é basicamente a mesma que a anterior: você deve preparar o suco de limão e liquidifica-lo junto com o gel de babosa.

Dica: Para ficar ainda mais saboroso, adicione algumas folhinhas de hortelã ao suco!

4. Suco de babosa com mel e rodelas de laranja

Para inovar na receita do suco de babosa – e ainda acrescentar algumas vitaminas do complexo B -, prepare o suco natural da planta, coloque em uma jarra, acrescente algumas rodelas frescas de laranja e substitua o açúcar por duas colheres (sopa) de mel para adoçar o suco. Vale a pena experimentar!