Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer quinoa: aprenda 4 receitas com quinoa em grãos e flocos
Guia Culinário 29/10/2021

Como fazer quinoa: aprenda 4 receitas com quinoa em grãos e flocos

Não se engane pelo tamanho dos alimentos! A quinua é um cereal pequeno que pode parecer simples, mas carrega inúmeros benefícios para o organismo. Seja em flocos ou grãos, o ingrediente é perfeito para quem quer fortalecer os músculos e os ossos e aumentar a imunidade. Sem contar que é um ótimo amigo do coração e perfeito para incluir na dieta sem glúten! Agora, veja como fazer quinoa e garantir os benefícios do cereal para a alimentação.

Quinua ou quinoa: tem diferença?

Entre quinua ou quinoa, não tem certo ou errado! Uma única letra é o que torna as palavras distintas, mas apesar desta sutil variação, não há qualquer diferença de significado entre as duas. É possível utilizar os dois termos para se referir ao cereal sem qualquer problema. Vai da sua preferência!

Aprenda 4 opções de receita com quinoa

Se você ainda não conhece as receitas com quinoa, aproveite as sugestões de preparos abaixo para incluir os nutrientes no cardápio. Tem opções para todas as refeições do dia! Não vai perder, né?

1. Salada de quinoa

Este é aquele acompanhamento que vai incrementar as refeições principais do dia de maneira muito especial e saudável. Veja como fazer salada de quinoa em grãos:

Ingredientes

– 2 xícaras de chá de grãos de quinoa Taeq

– 1 tomate salada orgânico Taeq médio picado

– 1 cebola orgânica Taeq média picada

– ½ pepino orgânico Taeq

– Sal, limão, hortelã e salsinha a gosto

Lave os grãos de quinoa até que a água saia transparente. Leve o ingrediente para cozinhar com 2 xícaras de água por 7 minutos. Escorra e reserve. Após lavar o tomate, a cebola e o pepino, fatie-os de acordo com seu gosto. Então, misture com a quinua (grão) cozido e tempere com os condimentos a gosto. Transfira tudo para uma tigela e finalize regando com azeite. Delícia!

2. Quibe de quinoa

Esta é a receita perfeita para o lanche da tarde! O quibe de quinoa em flocos serve muito bem e tem muito sabor para compartilhar com a família. Olha só:

Ingredientes

– 1 xícara de chá de flocos de quinoa Taeq

– 300g de carne moída

– ½ cebola orgânica Taeq

– Sal, hortelã, cheiro verde e pimenta-do-reino a gosto

Após descongelar a carne, tempere a proteína com a cebola picada e os outros condimentos. Acrescente os flocos de quinoa até formar uma massa. Transfira para uma assadeira untada ou um refratário e leve ao forno preaquecido em 180 graus por 45 minutos. Depois, é só servir!

3. Leite de quinoa

Para quem busca bebidas alternativas ao leite de vaca, esta receita de quinoa é incrível! Descubra como fazer leite de quinoa em grãos em poucos passos:

Ingredientes

– 1 xícara de chá de grãos de quinoa Taeq crus

– 5 xícaras de chá de água mineral

– 1 colher de chá de açúcar de coco

Lave bem os grãos de quinoa até a água sair completamente transparente. Em seguida, leve o cereal ao fogo médio com 2 xícaras de água para cozinhar até ficar transparente. Depois, bata o ingrediente no liquidificador com 3 xícaras de água até atingir a consistência de leite. Coe a bebida e adoce com Açúcar de Coco Taeq. Conserve na geladeira!

4. Bolo de banana com quinoa em flocos

O bolo de banana com quinoa em flocos é aquele docinho para começar o dia com um copo de café quentinho! A melhor parte é que é bem fácil de preparar. Siga as instruções:

Ingredientes

– 2 xícaras de chá de flocos de quinoa Taeq

– 5 bananas grandes maduras

– 3 ovos orgânicos Taeq

– 1 colher de sopa de óleo de coco

– 1 colher de sopa de fermento em pó

No liquidificador ou à mão, bata os ovos com o óleo de coco e as bananas. Depois, acrescente a quinua (flocos) e o fermento. Transfira a mistura para uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Bom apetite!