Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 01/10/2020

Como fazer pasta de alho? As receitas para preparar com poucos ingredientes

Indicada para rechear pães, torradas e biscoitos salgados, a pasta de alho é um tipo de aperitivo saboroso, simples de fazer e rico em antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias. Geralmente, essa pasta é muito usada no churrasco (para o clássico pão de alho) e também como acompanhamento de comidas árabes (como quibes, esfihas e pães árabes). Para que você se anime a preparar versões mais saudáveis desse alimento, nós separamos dicas de como fazer uma receita de pasta de alho com ou sem maionese. Confira!

Como fazer pasta de alho

Quando se trata de preparar uma pasta de alho mais saudável e saborosa, uma boa dica é recorrer a ingredientes e temperos naturais (como salsinha, orégano, alecrim e pimenta moída) e evitar usar produtos industrializados. Para fazer a pasta de alho com maionese, por exemplo, o ideal é usar ingredientes caseiros para fazer a maionese por conta própria. É mais simples do que parece!

Pasta de alho simples

Para fazer uma pasta de alho mais simples (usando poucos ingredientes e de forma rápida), a nossa sugestão é usar o leite como ingrediente base e o óleo de coco sem sabor – alimento rico em antioxidantes, compostos calmantes e hidratantes – para dar o ponto certo da pasta.

Ingredientes

– 5 dentes de alho

– 200 ml de leite

– 350 ml de óleo de coco sem sabor

– Sal e pimenta-do-reino em pó a gosto

– Salsinha picada a gosto (opcional)

Comece colocando o alho e o leite no liquidificador e bata bem. Em seguida, acrescente o sal, a pimenta e bata mais um pouco. Para finalizar, vá adicionando o óleo de coco aos poucos, com o liquidificador em uma velocidade baixa, até que a pasta fique bem consistente e cremosa. Caso queira dar uma incrementada a mais, acrescente salsinha picada, misture com uma colher e prontinho! Essa pasta de alho é ótima para incrementar pães e torradas no churrasco.

Pasta de alho com maionese

Que tal fazer uma pasta de alho com maionese incrementada com cheiro-verde, mozzarella de búfala e outros temperos de sua preferência? Essa pastinha é perfeita para quem quer algo mais refinado para servir de aperitivo em encontros entre amigos e familiares.

Ingredientes

– 2 ovos grandes

– 250 ml de óleo (de soja ou de coco sem sabor)

– Sal a gosto

– 1 colher de sopa de sumo de limão

– 4 dentes de alho

– 50 g de mozzarella de búfala ralada

– Sal e cheiro-verde a gosto

Comece preparando a maionese caseira, que servirá de base para a pasta de alho. No liquidificador, coloque os ovos, uma pitada de sal e o sumo de limão. Bata por uns minutos e, então, vá acrescentando o óleo aos poucos, até que a misture fique mais dura e consistente. Com a maionese já pronta, acrescente a mozzarella de búfala, o cheiro-verde e bata mais um pouco. Por fim, acrescente os dentes de alho, bata novamente aos poucos até que fique do seu gosto. Se julgar necessário, coloque mais um dente de alho e tempere com sal a gosto. O resultado fica uma delícia!