Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer óleo de abacate e usá-lo na alimentação diária
Guia Culinário 16/10/2020

Como fazer óleo de abacate e usá-lo na alimentação diária

Indicado para fortalecer a imunidade, favorecer a perda de peso e a saúde da pele, o óleo de abacate é um ingrediente natural altamente nutritivo que pode (e deve) ser usado no seu dia a dia de alimentação. Ele se destaca por ter um alto teor de antioxidantes e de ácido oleico – um tipo de ácido graxo insaturado que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL). Inclusive, esse tipo de óleo é um dos mais indicados para tratar e prevenir problemas no sistema cardiovascular. Quer aprender a fazer esse ingrediente em casa de forma simples? Aqui, nós separamos dicas de como extrair óleo de abacate sem precisar fazer muito esforço. Confira!

Saiba como fazer óleo de abacate caseiro

Você sabia que dá para fazer óleo de abacate tanto com a polpa (alternativa mais comum) quanto com a casca da fruta? No primeiro caso, a polpa deve ser cozida para que o óleo seja liberado e, então, devidamente armazenado. Já no segundo, basta espremer as cascas ao máximo para também extrair o óleo presente no alimento. Aprenda a fazer esse ingrediente de forma mais detalhada:

Óleo de polpa de abacate

Caso o objetivo seja fazer uma quantidade maior de óleo de abacate, a nossa dica é usar pelo menos 10 frutas maduras. Para começar, corte os abacates ao meio e retire as polpas com uma colher. A princípio, descarte as cascas e os caroços. Em seguida, bata as polpas no processador ou liquidificador até formar uma espécie de purê. Depois, leve o abacate batido para a panela e deixe no fogo médio, mexendo de vez em quando.

Com o tempo, esse creme de abacate começará a ferver e, então, o óleo presente na fruta irá se separar e ficar na parte de cima. Deixe o fogo ligado, mexendo ocasionalmente, até que o abacate fique marrom ou em um tom de verde bem escuro – o que significa que o óleo foi totalmente removido. Despeje o abacate cozido em um pano bem limpo e fino (como o de morim, que é ótimo para coar) e, então, esprema o saquinho de tecido em cima de uma tigela para extrair o óleo completamente. O ideal é que você aperte bem para deixar a polpa dentro do pano bem seca. Depois, transfira o óleo de abacate para um recipiente de vidro bem vedado e prontinho!

Óleo de casca de abacate

Para também aproveitar as cascas do abacate, a nossa dica é seguir outro processo de extração do óleo. Nesse caso, o ideal é contar com um espremedor de frutas (comumente usado para tirar o sumo do limão). Coloque as cascas do abacate – uma por uma – no espremedor e faça pressão para que o óleo saia bem. O ideal é que você esprema as cascas várias vezes até que o líquido saia completamente e elas fiquem bem sequinhas. Depois, coe o óleo e o armazene em um pote de vidro.

Aqui, a quantidade de líquido gerada é menor que no processo de cozimento das polpas. No entanto, o óleo de casca de abacate, mesmo que consumido em poucas quantidades, faz muito bem à saúde – pois tem grande concentração de vitamina E, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Obs.: Você também pode aproveitar os caroços do abacate para fazer uma farinha nutritiva. Nesse caso, basta levá-los para assar no forno a 180°C por cerca de 1h30 e depois cortar e triturar no processador.